Inovação e marco legal para marcas e patentes. Marco legal para a área de informática. Empreendedorismo: conceitos e questões emergentes. Experiências empreendedoras. A mortalidade de empresas brasileiras. Características e perfil do empreendedor: O empreendedor e o administrador. O processo empreendedor: fatores condicionantes e limitantes. Identificação e avaliação de oportunidades de negócio. Plano de negócios.
PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
i) Inovação e marco legal para marcas e patentes.
• Inovação: definição, caracterização e elementos de inovação
• Marco legal para marcas e patentes: revisão da legislação e procedimentos
ii) Marco legal para a área de informática.
• A legislação para a área de informática: a lei do software e lei da internet
iii) Empreendedorismo: conceitos e questões emergentes.
• Conceito de empreendedorismo
• O empreendedorismo no atual contexto socioeconômico e cultural.
iv) Experiências empreendedoras e a mortalidade de empresas brasileiras.
• Empreendedores históricos; Ford, Mauá, Jobs, Batista.
• Causa de mortalidade de iniciativas empreendedoras no Brasil.
v) Características e perfil do empreendedor
• O empreendedor: comportamento e qualidades
• O empreendedor: práticas empreendedoras e vícios a serem evitados
vi) O empreendedor e o administrador.
• Diferenciação entre investidor e empreendedor
• Diferenciação entre empreendedor e gestor organizacional.
vii) O processo empreendedor: fatores condicionantes e limitantes.
• O processo empreendedor e seus condicionantes de mercado
• O microempreendedor
• Limites econômicos e financeiros ao empreendimento.
viii) Identificação e avaliação de oportunidades de negócio.
• Matriz FOFA
• Matriz de negócio
• Etapas mercadológicas de um produto
ix) Plano de negócios.
• Importância e aplicação
OBJETIVO GERAL
Capacitar o acadêmico a compreender e aplicar as bases dos conhecimentos sobre empreendedorismo para poder aplicar-se a uma ação empreendedora ou analisar ações empreendedoras com vistas a seu aperfeiçoamento.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- compreender a relação entre iniciativa empreendedora e plano de negócio;
- compreender as possibilidades de oportunidade empreendedora e os marcos legais para a área de infromática;
- identificar e compreender os diversos fatores de mortalidade entre iniciativa empreendedoras e oportunidade de negócio;
- conhecer e compreender técnicas e ferramentas empreendedora à luz da inovação tecnológica
- cotejar e relacionar a inciativa empreendedora de inovação tecnológica, diferenciando-as de modo sustentável com vistas à interação e competitividade empresarial responsável.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
A disciplina presencial será desenvolvida mediante aulas expositivo-dialogadas e interativas para conteúdos teóricos e através de atividades estudo, contextualização e discussão compartilhada em sala de aula para os conteúdos práticas. Utilizar-se-ão estudos de caso disponíveis na bibliografia bem como de casos a serem apresentados pelos alunos.
Serão praticados, para cada unidade didática, exercícios de estudos de caso e discussões mediadas entre os participantes
As atividades práticas serão propostas para resolução em equipes, com mínimo de 2 pessoas, ou alternativamente na forma individual.
FORMAS DE AVALIAÇÃO
Serão aplicados dois momentos processuais de avaliação, geradores da média da disciplina por média simples.
Um deles se constituirá de avaliação, sem consulta, por meio de prova formal que pode constar de questões dissertativas e/ou objetivas.
O outo será realizado pela entrega de plano de negócio previamente solicitado aos alunos; os quais serão corrigidos em função da autoria, coerências, coesão e exequibilidade.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. Lei nº 9609, de 19 de Fevereiro de 1998.
DORNELAS, José Carlos de Assis. Empreendedorismo. Transformando ideias em negócios. 3ª edição – Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. 30 ed. São Paulo : Editora de Cultura, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOLSAN JR., Juvenal. Legislação aplicada à informática. 2ª edicação. Palhoça: Unisulvirtual. 2007. Disponivel em: < http://busca.unisul.br/pdf/88383_Juvenal.pdf>. Acessado em 26/04/2016.
OSTERWALDER, Alexander e PIGNEUR, Yves. Business Model Generation - Inovação em Modelo de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. – Rio de Janeiro, RJ: Alta Books, 2011
CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. Sp : Saraiva, 2000.
Professor da Disciplina: Paulo Eduardo Sobreira Moraes