FICHA 2 - Trabalho de Conclusão de Curso I
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Trabalho de Conclusão de Curso I
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I Código: DS950
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( ) EaD
CH Total: 90h
CH Semanal: 6h
Padrão (PD):0h Laboratório (LB): 0h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Escrita da proposta de desenvolvimento de um software contendo, no mínimo: Levantamento de Requisitos, Modelagem de Negócios, Revisão Bibliográfica, prova de conceito com protótipo funcional.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

Não se aplica.

OBJETIVO GERAL

Integrar os conhecimentos obtidos no curso para o planejamento e confecção de uma proposta de desenvolvimento de sistema de informação.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Integrar o conhecimento apropriado e produzido durante o curso, aplicando-o mediante temática escolhida e apresentada por meio da análise e o desenvolvimento de um sistema de informação.
Integrar o conhecimento apropriado e produzido durante o curso redigindo um relatório técnico, assegurando o domínio das formas de investigação bibliográfica e de documentação, a redação, a apresentação final de projeto e a defesa pública e verbal.
Estimular os esforços do aluno, visando a aperfeiçoar sua capacidade criadora e de organização.
Possibilitar a avaliação global da prática necessária ao aluno para que, uma vez graduado, possa atuar com as competências e habilidades necessárias ao seu desempenho.
Possibilitar a realização de produção teórica, prática e crítica na área de formação.
O sistema de informação a ser desenvolvido pode ter caráter científico ou industrial. Neste último caso, pode possuir um cliente interno ou externo à UFPR ou atender a um tema escolhido pela equipe.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

Orientação direta de um professor do colegiado escolhido pela equipe.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

1. Avaliação do documento de planejamento do TCC pelo professor orientador.
2. Defesa em banca, conforme resolução 37/97, constituída a critério do professor orientador.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. PRESSMAN, Roger. Engenharia de Software. São Paulo : Makron Books, 1995.
  2. KRUTCHEN, Phillipe. Rational Unified Process. 2. ed. Rev. Rio de Janeiro : Ciencia Moderna, 2004.
  3. MAFFEO, Bruno. Engenharia de software e especificação de sistemas. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. PETER, James. Engenharia de software: teoria e prática. Rio de Janeiro : Campus, 2001.
  2. DEBONI, José Eduardo Zindel. Modelagem orientada a objetos com a UML : técnicas de análise, documentaçao e projeto de sistemas. São Paulo: Futura, 2003.
  3. GOLEMAN, Daniel. Trabalhando com a inteligência emocional: com foco em competências. 2. ed. São Paulo: Vozes, 2001. HERSEY, Paul. Psicologia pata administradores: a teoria e as técnicas da liderança situacional. São Paulo: EPU, 986 ALMEIDA, Walnice. 2. ed. Captação e seleção de talentos: com foco em competências. São Paulo: Atlas, 2009.

Professor da Disciplina:

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________