MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Administração de Sistemas | Código: DS010 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 50% EaD | |||||||||
CH Total: 60h CH Semanal: 4h |
Padrão (PD):45h | Laboratório (LB): 15h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
Estudo da configuração, administração e manutenção de sistemas computacionais, do gerenciamento de recursos de hardware e software, e da automatização de rotinas |
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
Noções de sistemas POSIX. Compatibilidade System V. Linux e outros sistemas POSIX. Instalação básica e avançada do sistema operacional. Particionamento de sistemas de arquivos. Configuração e utilização de dispositivos de hardware. Operações com arquivos e diretórios. Gerenciamento de Usuários e Grupos. Instalação de Aplicações. Linguagem de programação Shell Script. Variáveis de ambiente. parâmetros de linha de comando e Expressões Regulares. Configurações e ambiente gráfico. Processadores e editores de texto. Segurança do sistema. |
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OBJETIVO GERAL
Ao final do curso o aluno será capaz de administrar sistemas computacionais OBJETIVO ESPECÍFICO
Realizar as atividades de instalação e configuração de softwares de computadores, configuração de dispositivos, comandos, operações e ferramentas com sistemas operacionais modernos, gerenciamento do sistema e automação de rotinas. |
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
As atividades de avaliação possuem as seguintes características: (1) exercícios de fixação de conteúdos, (2) atividades práticas orientadas, (3) participação efetiva na construção de projetos em grupo, (4) uma prova presencial, individual, obrigatória, e (5) elaboração e apresentação de seminários referentes aos trabalhos desenvolvidos em grupo. |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Pedro Rodrigues Torres Júnior, Mauro Antonio Alves Castro, Alexander Robert Kutzke, Alessandro Brawerman Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas I | Código: DS220 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 50% EaD | |||||||||
CH Total: 60h CH Semanal: 4h |
Padrão (PD):60h | Laboratório (LB): 0h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
Introdução à análise orientada a objetos. Conceitos de Objetos e Classes. Aplicação de objetos em soluções de problemas. Relacionamento entre classes. Conhecimento de softwares para manipulação de objetos. Conceito de Caso de Uso. Unified Modeling Language (UML). Diagramas da UML: Diagrama de Classes, Diagrama de Objetos, Diagrama de Caso de Uso. Especificação de Caso de Uso. |
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
Introdução à análise orientada a objetos – Histórico da Análise de Sistemas
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OBJETIVO GERAL
Ao final da disciplina, o aluno será capaz de identificar objetos e classes e modelar um software segundo este paradigma. OBJETIVO ESPECÍFICO
A partir de requisitos, o aluno deverá modelar um software orientado a objetos e construir os diagramas ensinados usando a ferramenta CASE sugerida. |
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
Serão feitas duas avaliações no formato de provas com datas previstas no calendário, e um trabalho que será desenvolvido durante toda a disciplina e entregue no final do semestre. |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Jaime Wojciechowski, Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares, Mario de Paula Soares Filho Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas II | Código: DS230 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 33% EaD | |||||||||
CH Total: 90h CH Semanal: 6h |
Padrão (PD):90h | Laboratório (LB): 0h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
Diagramas da UML: Diagramas de Interação, Diagrama de Transição de Estados, Diagrama de Atividades, Diagramas de Implementação |
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
Diagramas de Interação: Diagrama de Sequencias, Diagrama de Comunicação, Diagrama de Visão Geral. Modelagem dos diagramas de interação.
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OBJETIVO GERAL
O aluno deverá ser capaz analisar e desenvolver um projeto de sistemas orientado a objetos utilizando a UML – Unified Modeling Language. OBJETIVO ESPECÍFICO
Avaliar se o aluno é capaz de analisar e de desenvolver projetos de sistemas orientado a objetos utilizando a UML – Unified Modeling Language. |
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
A aprendizagem realizada pelos alunos será avaliada de acordo com os objetivos específicos de cada conteúdo da disciplina. A avaliação da aprendizagem será processual e continuada. Será verificada a evolução da construção de conhecimentos pelos alunos no fluxo dos conteúdos e dentro do período de sua duração.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Jaime Wojciechowski, Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares, Mario de Paula Soares Filho Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Comportamento Organizacional | Código: DS622 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 15h 33% EaD | |||||||||
CH Total: 45h CH Semanal: 3h |
Padrão (PD):45h | Laboratório (LB): 0h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
Estudo do comportamento humano em relação nos diferentes ambientes que convive, especialmente no corporativo. |
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
Comportamento organizacional; personalidade e valores; emoções e sentimentos; atitudes e satisfação no trabalho; trabalho em equipe; motivação, e liderança. |
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OBJETIVO GERAL
Desenvolver as competências no aluno para atue adequadamente diante de situações que exijam conhecimentos de comportamento no ambiente organizacional. OBJETIVO ESPECÍFICO
Demonstrar habilidades adequadas diante de situações que exijam conhecimentos de comportamento no ambiente organizacional. |
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
Estudos de caso |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Maria Valéria da Costa Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Desenvolvimento de Aplicações Corporativas | Código: DS150 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 15h 20% EaD | |||||||||
CH Total: 75h CH Semanal: 5h |
Padrão (PD):75h | Laboratório (LB): 0h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
Padrões de projeto para aplicações corporativas. Frameworks de desenvolvimento web. Frameworks de persistência. Arquitetura orientada a serviços. Integração de Sistemas. Web Services. |
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
1. Padrões de Projeto Java EE
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OBJETIVO GERAL
Ao concluir a disciplina, o estudante estará apto a desenvolver
OBJETIVO ESPECÍFICO
Entender padrões de projeto para Java EE
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina será feita com 4 critérios:
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Razer Anthom Nizer Rojas Montaño, Alexander Robert Kutzke Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Direito Aplicado | Código: DS630 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 15h 50% EaD | |||||||||
CH Total: 30h CH Semanal: 2h |
Padrão (PD):30h | Laboratório (LB): 0h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
1. O sistema jurídico brasileiro.
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
1. O sistema jurídico brasileiro: noções gerais, normas jurídicas, fontes do direito, hierarquia das normas jurídicas.
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OBJETIVO GERAL
Ao concluir a disciplina, o estudante deverá ter uma visão geral do sistema jurídico brasileiro, sendo capaz de compreendê-lo e de aplicar seus conhecimentos na área de análise e desenvolvimento de sistemas OBJETIVO ESPECÍFICO
Compreender o sistema jurídico brasileiro;
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina consistirá em um processo avaliativo, representado por um conjunto de atividades que serão realizadas ao longo do semestre, conforme segue abaixo:
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Silvana Maria Carbonera Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Engenharia de Requisitos | Código: DS210 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 15h 33% EaD | |||||||||
CH Total: 45h CH Semanal: 3h |
Padrão (PD):45h | Laboratório (LB): 0h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
Conceitos e práticas de elicitação, validação e gerenciamento de requisitos de projetos de desenvolvimento de software. |
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
a) Conceitos e papeis envolvidos na engenharia de requisitos;
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OBJETIVO GERAL
O aluno deverá ser capaz de identificar, formular e documentar requisitos de software. OBJETIVO ESPECÍFICO
Redigir requisitos coerentes com um problema de negócios e dissertar sob as diferentes formas de gerenciar os requisitos de software. |
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por meio de: • Duas avaliações presenciais, contemplando 70% da nota;
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Rafaela Mantovani Fontana, Rafael Romualdo Wandresen Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Engenharia de Software II | Código: DS251 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 15h 33% EaD | |||||||||
CH Total: 45h CH Semanal: 3h |
Padrão (PD):45h | Laboratório (LB): 0h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
Conceitos e práticas da qualidade de software. Qualidade no processo de software. Métricas de software. Conceitos e práticas de gerência de configurações de software. Conceitos e práticas de testes de software. |
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
a) Introdução ao conceito de qualidade de software;
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OBJETIVO GERAL
O aluno deverá ser capaz de identificar e caracterizar as atividades da engenharia de software relacionadas à qualidade do software. OBJETIVO ESPECÍFICO
Conhecer os modelos de referência para processos de software, conhecer técnicas tradicionais e ágeis para auxiliar na qualidade da produção de software, conhecer os tipos de teste, desenvolver um plano de testes simples. |
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por meio de: - Duas avaliações presenciais, contemplando 70% da nota;
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Rafaela Mantovani Fontana, Rafael Romualdo Wandresen, Razer Anthom Nizer Rojas Montaño Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Estruturas de Dados II | Código: DS141 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 15h 33% EaD | |||||||||
CH Total: 45h CH Semanal: 3h |
Padrão (PD):30h | Laboratório (LB): 15h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
Estudo do conceito, terminologia, representação e aplicação de estruturas de dados avançadas, como árvores, grafos e tabelas de dispersão, e dos principais algoritmos associados a estas estruturas. |
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
Estruturas de dados avançadas e suas aplicações. Árvores: conceito, terminologia, representação e aplicação. Árvores binárias (construção, caminhamento e aplicações). Árvores balanceadas. Métodos de Pesquisa de Dados em tabelas: Pesquisa Sequencial. Pesquisa Binária; Pesquisa por Cálculo de Endereço (Hash). Grafos: conceito, terminologia, representação e aplicação. Grafos direcionados. Grafos não-direcionados. Árvores geradoras mínimas. Calculo de menor caminho. |
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OBJETIVO GERAL
O aluno deverá ser capaz de implementar e aplicar estruturas de dados avançadas a problemas reais, bem como de avaliar tal aplicação. OBJETIVO ESPECÍFICO
Dominar e implementar as principais estruturas de dados avançadas disponíveis na literatur e determinar para um dado problema qual, ou quais, destas estruturas são adequadas para sua solução. |
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será composta pela média ponderada das notas obtidas pelos alunos em 3 atividades: 40% Prova teórica + 40% Trabalho prático + 20% exercícios a distância. |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Andreia de Jesus, Luiz Antonio Pereira Neves, Alexander Robert Kutzke Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Governança de Tecnologia da Informação | Código: DS260 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 50% EaD | |||||||||
CH Total: 60h CH Semanal: 4h |
Padrão (PD):60h | Laboratório (LB): 0h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
Conceitos e práticas da governança de tecnologia da informação. Modelos de referência para a governança de tecnologia da informação. Objetivos e práticas da auditoria de sistemas. Conceitos e normas da segurança de informação. Gestão ambiental aplicada à tecnologia da informação. |
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
a) Conceitos e atividades envolvidas na governança de tecnologia da informação.
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OBJETIVO GERAL
O aluno deverá ser capaz de caracterizar os objetivos e práticas da governança de tecnologia de informação. OBJETIVO ESPECÍFICO
Entender a aplicação dos conceitos de governança de TI, gestão de serviços de TI, auditoria de sistemas e segurança da informação. |
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por meio de: - Duas avaliações presenciais, contemplando 70% da nota;
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Rafaela Mantovani Fontana, Rafael Romualdo Wandresen, Razer Anthom Nizer Rojas Montaño, Alessandro Brawerman Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Humanidades | Código: DS632 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( X ) Totalmente EaD ( ) EaD | |||||||||
CH Total: 30h CH Semanal: 2h |
Padrão (PD):30h | Laboratório (LB): 0h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
Relações Étnicos -raciais no Brasil. Respeito e dignidade: gênero, origem étnica, religião e minorias. História africana e contribuições dos povos africanos ä formação da sociedade brasileira. Educação Ambiental no Brasil. |
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
A definir |
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OBJETIVO GERAL
O aluno desenvolver capacidade crítica sobre sua condição como componente da sociedade, de modo crítico e contextualizado. OBJETIVO ESPECÍFICO
1 - Avaliar as razões pelas quais os sujeitos sociais determinam posturas de interação cultural
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais terão exclusivamente o objetivo de apoioar a metodologia a distância, de duas formas:
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Paulo Eduardo Sobreira Moraes Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Interação Humano-Computador | Código: DS250 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 50% EaD | |||||||||
CH Total: 60h CH Semanal: 4h |
Padrão (PD):30h | Laboratório (LB): 30h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
Introdução à Interação Humano-Computador. Fatores Humanos e Ergonomia. Requisitos de IHC. Critérios Ergonômicos de interação Humano-Computador. Estilos e paradigma de interação. Fundamentos teóricos. Avaliação de IHC. Processo de Design em IHC. |
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
Introdução à Interação Humano-Computador: Terminologia e fundamentos da Interação Humano Computador. Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano. IHC como área multidisciplinar. Benefícios de IHC. Conceitos básicos.
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OBJETIVO GERAL
O aluno deverá ser capaz de projetar interfaces de usuário utilizando conceitos de IHC – Interação Humano-Computador. OBJETIVO ESPECÍFICO
Avaliar o desenvolvimento de projetos de interfaces utilizando o conceito de IHC – Interação Humano Computador. |
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
A aprendizagem realizada pelos alunos será avaliada de acordo com os objetivos específicos de cada conteúdo da disciplina. A avaliação da aprendizagem será processual e continuada. Será verificada a evolução da construção de conhecimentos pelos alunos no fluxo dos conteúdos e dentro do período de sua duração.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares, Andreia de Jesus Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Linguagem de Programação | Código: DS121 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 15h 20% EaD | |||||||||
CH Total: 75h CH Semanal: 5h |
Padrão (PD):30h | Laboratório (LB): 45h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
Estudo de uma linguagem de programação estruturada: vetores, matrizes registros; tipos definidos pelo usuário; modularização; manipulação de dados em memória e em arquivos. |
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
Aplicações com estruturas de dados simples: vetores, matrizes e registros;
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OBJETIVO GERAL
Apresentar técnicas de programação estruturada utilizando como ferramenta a linguagem de programação C. Com o objetivo de familiarizar o aluno a essa linguagem e, com isso, facilitar o aprendizado de outras linguagens estruturadas ou orientadas a objetos. OBJETIVO ESPECÍFICO
Fornecer ao aluno conhecimentos acerca de técnicas de programação estruturada, utilizadas na construção de programas;
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula e laboratórios para atividades práticas. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
Avaliação teórica individual (2 provas);
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Andreia de Jesus, Roberto Tadeu Raittz Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Modelagem e Análise de Processos de Negócio | Código: DS221 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 50% EaD | |||||||||
CH Total: 60h CH Semanal: 4h |
Padrão (PD):60h | Laboratório (LB): 0h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
Modelagem e análise de processos de negócio com vistas ao desenvolvimento de sistemas de informação. |
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
a) Representação dos processos de negócio.
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OBJETIVO GERAL
O aluno deverá ser capaz de modelar processos de negócio com vistas ao desenvolvimento de um sistema de informação. OBJETIVO ESPECÍFICO
O aluno deve ser capaz de realizar o levantamento e a documentação de um processo de negócio para o desenvolvimento de um sistema de informação. |
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por meio de: - Duas avaliações presenciais, contemplando 70% da nota;
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Mario de Paulo Soares Filho Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Projeto de Algoritmos e Prática de Programação | Código: DS110 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 33% EaD | |||||||||
CH Total: 90h CH Semanal: 6h |
Padrão (PD):60h | Laboratório (LB): 30h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
1.Conceitos de Algoritmos e Projeto Estruturado.
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
1. Conceitos de Algoritmos e Projeto Estruturado: noções de lógica de programação e de algoritmos e concepção básica de Projeto Estruturado.
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OBJETIVO GERAL
Ao concluir a disciplina, o estudante deverá compreender e abstrair a lógica de um problema e construí-la em forma de algoritmo, sendo capaz de programar em uma linguagem de programação estruturada. OBJETIVO ESPECÍFICO
•Reconhecer um algoritmo na linguagem de programação;
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação da disciplina consistirá em um processo avaliativo, representado por um conjunto de atividades que serão realizadas ao longo do semestre, conforme segue abaixo:
O processo de avaliação será formado por notas parciais. |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Luiz Antonio Passos Cardoso, Andreia de Jesus Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Sistemas Operacionais | Código: DS030 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 50% EaD | |||||||||
CH Total: 60h CH Semanal: 4h |
Padrão (PD):45h | Laboratório (LB): 15h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
Estudo da estrutura e do funcionamento de sistemas operacionais modernos, gerenciamento de processos, de memória, de sistemas de armazenamento, de dispositivos de entrada e saída e virtualização de sistemas. |
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
Histórico, classificação e estrutura de S.O. Gerenciamento de Processos. Técnicas de escalonamento de processos. Sincronização de processos. Threads. Comunicação entre processos. Gerenciamento de memória. Técnicas de gerência de memória real. Técnicas de gerência de memória virtual: paginação e segmentação. Gerenciamento de armazenamento de dados. Sistemas de E/S. Maquinas virtuais. |
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OBJETIVO GERAL
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de entender a estrutura e funcionamento de sistemas operacionais modernos. OBJETIVO ESPECÍFICO
Compreender a estrutura e organização de sistemas operacionais modernos, gerenciamento de processos, de memória, armazenamento de dados e dispositivos de entrada e saída e de sistemas em ambientes virtualizados. |
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
As atividades de avaliação possuem as seguintes características: (1) exercícios de fixação de conteúdos, (2) atividades práticas orientadas, (3) participação efetiva na construção de projetos em grupo, (4) uma prova presencial, individual, obrigatória, e (5) elaboração e apresentação de seminários referentes aos trabalhos desenvolvidos em grupo. |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Pedro Rodrigues Torres Júnior, Mauro Antonio Alves Castro, Alessandro Brawerman Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |