FICHA 2 - Sistemas Embarcados e Internet das Coisas
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Sistemas Embarcados e Internet das Coisas
Disciplina: Sistemas Embarcados e Internet das Coisas Código: DS877
Natureza:
( ) Obrigatória
( X ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( X ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( ) EaD
CH Total: 30h
CH Semanal: 2h
Padrão (PD):15h Laboratório (LB): 15h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Apresentação de conceitos de Sistemas Embarcados e Internet das Coisas. Estudo de uma plataforma de Sistemas Embarcados. Eletrônica básica. Sensores e atuadores. Desenvolvimento de projetos de Sistemas Embarcados usando a plataforma de estudo.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

Introdução aos Sistemas Embarcados. Principais plataformas de trabalho. Apresentação de conceitos de Internet das Coisas. Apresentação da plataforma de estudo. Eletrônica básica. Desenvolvendo projetos com a plataforma: LEDs, Potenciômetro, Piezo, LDR, LM35, Motor CC, Ultrassom, Motor Servo, Motor de Passo, Display 16 x 2.

OBJETIVO GERAL

O aluno deve ser capaz de projetar e desenvolver soluções baseadas em Sistemas Embarcados.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Saber diferenciar plataformas de Sistemas Embarcados e conhecer os principais conceitos de Internet das Coisas. Conhecer e entender o funcionamento de diferentes sensores, bem como seus propósitos. Aplicar os sensores para captar dados do ambiente. Desenvolver programas para Sistemas Embarcados. Conhecer diferentes atuadores. Comandar atuadores a partir da plataforma de trabalho.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

A disciplina é desenvolvida mediante aulas práticas em laboratório. Os recursos utilizados são: computadores, notebooks, plataformas embarcadas, sensores e atuadores, softwares específicos e projetor de multimídia.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

Construção de 3 trabalhos práticos dados pelo Professor, somando 100% da nota da disciplina.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. Arduino Básico. Michael McRoberts. São Paulo, Novatec Editora, 2011.
  2. 30 projetos com Arduino. Simon Monk. Porto Alegre, Bookman, 2014
  3. Arduino Descomplicado: como elaborar projetos de eletrônica. Cláudio Luis Vieira e Humberto Augusto Piovesana Zanatti, São Paulo, Editora Érica, 2015

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. Programação com Arduino II: Passos avançados com sketches. Simon Monk, Bookman (edição digital), 2018.
  2. Primeiros passos com Sensores. Kimmo Karvinen e Tero Karvinen. Editora Novatec, 2014.
  3. Projetos com Arduino e Android. Use Seu Smartphone ou Tablet Para Controlar o Arduino, Simon Monk, 2013, Bookman; Edição: 1ª. Criando Projetos com Arduino para a Internet das Coisas: experimentos com aplicações do mundo real. Adeel Javed, Novatec, 2017. Arduino Cookbook (Inglês), Michael Margolis, O´Reilly Editora, 2012.

Professor da Disciplina:

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________