FICHA 2 - Administração de Sistemas
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Administração de Sistemas
Disciplina: Administração de Sistemas Código: DS010
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 50% EaD
CH Total: 60h
CH Semanal: 4h
Padrão (PD):30h Laboratório (LB): 30h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Estudo da configuração, administração e manutenção de sistemas computacionais, do gerenciamento de recursos de hardware e software, e da automatização de rotinas

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

Noções de sistemas POSIX. Compatibilidade System V. Linux e outros sistemas POSIX. Instalação básica e avançada do sistema operacional. Particionamento de sistemas de arquivos. Configuração e utilização de dispositivos de hardware. Operações com arquivos e diretórios. Gerenciamento de Usuários e Grupos. Instalação de Aplicações. Linguagem de programação Shell Script. Variáveis de ambiente. parâmetros de linha de comando e Expressões Regulares. Configurações e ambiente gráfico. Processadores e editores de texto. Segurança do sistema.

OBJETIVO GERAL

Ao final do curso o aluno será capaz de administrar sistemas computacionais

OBJETIVO ESPECÍFICO

Realizar as atividades de instalação e configuração de softwares de computadores, configuração de dispositivos, comandos, operações e ferramentas com sistemas operacionais modernos, gerenciamento do sistema e automação de rotinas.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

**Procedimentos Didáticos presenciais**

As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
As aulas presenciais também apoiarão a metodologia a distância, de duas formas:
1) Apresentação do conteúdo a ser estudado: a ser feita pelo docente no início da unidade, de forma presencial. Em tal momento, os estudantes receberão material didático atualizado, com indicação de bibliografia complementar a ser pesquisada individualmente;
2) Conclusão da unidade: ao final de cada unidade de estudo, será realizada a correção presencial dos estudos dirigidos de modo que o estudante tenha uma resposta imediata às situações práticas analisadas e estudadas individualmente.

**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Justificativas - Esta disciplina possui parte de seu conteúdo que pode ser trabalhada por meio de atividades complementares, como textos de apoio, exercícios e estudos de caso, que permitirão ao aluno compreender a aplicabilidade dos conceitos estudados em sala de aula. Este é o motivo pelo qual a disciplina pode ser trabalhada parcialmente em EaD. Os conceitos apresentados em sala de aula serão aplicados pelos alunos nas atividades a distância.

- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT.

- Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina.

- Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo.

- Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina.

- Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle.

- Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

As atividades de avaliação possuem as seguintes características: (1) exercícios de fixação de conteúdos, (2) atividades práticas orientadas, (3) participação efetiva na construção de projetos em grupo, (4) uma prova presencial, individual, obrigatória, e (5) elaboração e apresentação de seminários referentes aos trabalhos desenvolvidos em grupo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. da Silva, Gleydson M. Guia Foca GNU/Linux, 2010. Disponível em: <http://www.guiafoca.org/>. Acesso em: Maio de 2016.
  2. Torres-Jr, Pedro R.; Gomes, Christian L.; Lima, Francisco M.; Costa, Luiz F. R. Administração de Sistemas Linux: redes e segurança. 1.ed. Rio de Janeiro: RNP/ESR, 2013.
  3. Ferreira, Rubem E. Linux: guia do administrador do sistemas. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. Newham, C.; Rosenblatt, B. Learning the bash Shell. 3a ed. Sebastopol: O'Reilly, 2005.
  2. Hünniger, D. Bourne Shell Scripting. E-Book: Wikibooks, 2015. Disponível em: <https://en.wikibooks.org/wiki/Bourne_Shell_Scripting>. Acesso em: Maio de 2016.
  3. Frisch, Æleen: Essential System Administration: Tools and Techniques for Linux and Unix Administration, 3a ed, O'Reilly, 2002.

Professor da Disciplina: Pedro Rodrigues Torres Júnior, Mauro Antonio Alves Castro, Alexander Robert Kutzke, Alessandro Brawerman

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________