FICHA 2 - Análise e Projeto de Sistemas I
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Análise e Projeto de Sistemas I
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas I Código: DS220
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 50% EaD
CH Total: 60h
CH Semanal: 4h
Padrão (PD):60h Laboratório (LB): 0h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Introdução à análise orientada a objetos. Conceitos de Objetos e Classes. Aplicação de objetos em soluções de problemas. Relacionamento entre classes. Conhecimento de softwares para manipulação de objetos. Conceito de Caso de Uso. Unified Modeling Language (UML). Diagramas da UML: Diagrama de Classes, Diagrama de Objetos, Diagrama de Caso de Uso. Especificação de Caso de Uso.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

Introdução à análise orientada a objetos – Histórico da Análise de Sistemas
Conceitos de Objetos e Classes – Relação com objetos do mundo real. Software orientado a objetos.
Aplicação de objetos em soluções de problemas informatizados.
Relacionamento entre classes.
Conhecimento de softwares para manipulação de objetos.
Conceito de Caso de Uso.
Unified Modeling Language (UML).
Diagramas da UML: Diagrama de Classes, Diagrama de Objetos, Diagrama de Caso de Uso, Especificação de Caso de Uso, Conhecimento e utilização de ferramentas CASE para modelagem orientada a objetos.

OBJETIVO GERAL

Ao final da disciplina, o aluno será capaz de identificar objetos e classes e modelar um software segundo este paradigma.

OBJETIVO ESPECÍFICO

A partir de requisitos, o aluno deverá modelar um software orientado a objetos e construir os diagramas ensinados usando a ferramenta CASE sugerida.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

**Procedimentos Didáticos presenciais**

As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
As aulas presenciais também apoiarão a metodologia a distância, de duas formas:
1) Apresentação do conteúdo a ser estudado: a ser feita pelo docente no início da unidade, de forma presencial. Em tal momento, os estudantes receberão material didático atualizado, com indicação de bibliografia complementar a ser pesquisada individualmente;
2) Conclusão da unidade: ao final de cada unidade de estudo, será realizada a correção presencial dos estudos dirigidos de modo que o estudante tenha uma resposta imediata às situações práticas analisadas e estudadas individualmente.

**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Justificativas - Esta disciplina possui parte de seu conteúdo que pode ser trabalhada por meio de atividades complementares, como textos de apoio, exercícios e estudos de caso, que permitirão ao aluno compreender a aplicabilidade dos conceitos estudados em sala de aula. Este é o motivo pelo qual a disciplina pode ser trabalhada parcialmente em EaD. Os conceitos apresentados em sala de aula serão aplicados pelos alunos nas atividades a distância.

- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT.

- Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina.

- Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo.

- Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina.

- Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle.

- Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

Serão feitas duas avaliações no formato de provas com datas previstas no calendário, e um trabalho que será desenvolvido durante toda a disciplina e entregue no final do semestre.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. UML – Uma abordagem Prática Gilleanes T. A. Guedes Editora Novatec
  2. UML - Guia do Usuário - 2a edição BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; JACOBSON, Ivar Novatec, 2008
  3. Modelagem e Projetos Baseados em Objetos James Rumbaugh Editora Campus

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. Modelagem Orientada a Objetos com a UML José Eduardo Zindel Deboni Editora Futura
  2. Desenvolvendo aplicações com UML 2.2 Ana Cristina Melo Editora Brasport
  3. Escrevendo Casos de Uso Eficazes Alistair Cockburn Editora Bookman

Professor da Disciplina: Jaime Wojciechowski, Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares, Mario de Paula Soares Filho

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

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