FICHA 2 - Análise e Projeto de Sistemas II
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Análise e Projeto de Sistemas II
Disciplina: Análise e Projeto de Sistemas II Código: DS230
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 33% EaD
CH Total: 90h
CH Semanal: 6h
Padrão (PD):90h Laboratório (LB): 0h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Diagramas da UML: Diagramas de Interação, Diagrama de Transição de Estados, Diagrama de Atividades, Diagramas de Implementação

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

Diagramas de Interação: Diagrama de Sequencias, Diagrama de Comunicação, Diagrama de Visão Geral. Modelagem dos diagramas de interação.
Diagrama de Transição de Estados: Conceitos de Estados e Trasições. Estado Composto. Modelagem de diagrama de Trasição de Estados.
Diagrama de Atividades: Conceitos dos elementos que compõe um diagrama de atividades. Modelagem de Diagrama de atividades.
Diagramas de Implementação: Diagrama de Componentes e Diagrama de Implantação. Estudo de Caso.

OBJETIVO GERAL

O aluno deverá ser capaz analisar e desenvolver um projeto de sistemas orientado a objetos utilizando a UML – Unified Modeling Language.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Avaliar se o aluno é capaz de analisar e de desenvolver projetos de sistemas orientado a objetos utilizando a UML – Unified Modeling Language.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

**Procedimentos Didáticos presenciais**

As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
As aulas presenciais também apoiarão a metodologia a distância, de duas formas:
1) Apresentação do conteúdo a ser estudado: a ser feita pelo docente no início da unidade, de forma presencial. Em tal momento, os estudantes receberão material didático atualizado, com indicação de bibliografia complementar a ser pesquisada individualmente;
2) Conclusão da unidade: ao final de cada unidade de estudo, será realizada a correção presencial dos estudos dirigidos de modo que o estudante tenha uma resposta imediata às situações práticas analisadas e estudadas individualmente.

**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Justificativas - Esta disciplina possui parte de seu conteúdo que pode ser trabalhada por meio de atividades complementares, como textos de apoio, exercícios e estudos de caso, que permitirão ao aluno compreender a aplicabilidade dos conceitos estudados em sala de aula. Este é o motivo pelo qual a disciplina pode ser trabalhada parcialmente em EaD. Os conceitos apresentados em sala de aula serão aplicados pelos alunos nas atividades a distância.

- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT.

- Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina.

- Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo.

- Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina.

- Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle.

- Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

A aprendizagem realizada pelos alunos será avaliada de acordo com os objetivos específicos de cada conteúdo da disciplina. A avaliação da aprendizagem será processual e continuada. Será verificada a evolução da construção de conhecimentos pelos alunos no fluxo dos conteúdos e dentro do período de sua duração.
As atividades de avaliação possuem as seguintes características:
- Exercícios de auto-avaliação que solicitam durante a leitura e o estudo da disciplina, a reflexão do aluno sobre o que lê. Estes exercícios se apresentam sob forma de atividade opcional, ficando a seu critério responder ou não;
- Exercícios de fixação de conteúdos propostos pelo professor da disciplina, para servir de referência ao aluno sobre a sua aprendizagem, ou ainda, atividades que o possibilite encontrar as respostas no transcurso da leitura subsequente;
- Participação efetiva no debate coletivo (chats, fóruns, sala de aula), com controle de frequencia do aluno nas ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) e com exame de qualidade dos materiais alocados pelos alunos;
- 2 (duas) provas presenciais, individual, obrigatória;
- Elaboração e apresentação de um projeto de sistemas orientado a objetos utilizando UML.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James; JACOBSON, Ivar. UML – Guia do usuário. 2a edição (traduzida). Rio de Janeiro: Campus, 2006.
  2. GUEDES, Gilleanes. UML 2 – Uma abordagem prática. São Paulo: Novatec, 2008.
  3. MELO, Ana Cristina. Desenvolvendo aplicações com UML 2.2. São Paulo: Brasport, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. PRESSAMAN, R.S. Engenharia de Software. 6a edição. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2006.
  2. SBROCCO, José Henrique T C. UML 2.5 com Enterprise Architect 10 – Modelagem Visual de Projetos Orientada a Objetos. Editora Érica, 2014.
  3. LIMA, Adilson da Silva. UML 2.5 – do Requisito à Solução. Editora Érica, 2014

Professor da Disciplina: Jaime Wojciechowski, Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares, Mario de Paula Soares Filho

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Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

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