FICHA 2 - Banco de Dados III
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Banco de Dados III
Disciplina: Banco de Dados III Código: DS340A
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 50% EaD
CH Total: 60h
CH Semanal: 4h
Padrão (PD):30h Laboratório (LB): 30h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Banco de Dados Dimensional/Multidimensional (DW). OLTP e OLAP. BD distribuídos e paralelos. Exploração de tecnologias diferenciadas de armazenamento, manipulação e recuperação de dados para grandes volumes de dados.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

Conceituar banco de dados paralelos e distribuídos. Banco de dados geográficos. Banco de dados dimensionais ou multidimensionais. Desenvolver projetos utilizando conceitos de banco de dados Multidimensional (DW). Apresentação de teoria e utilização das principais tecnologia do mercado. Big Data e modelos NoSQL. Projeto comparativo envolvendo Big Data.

OBJETIVO GERAL

Capacitar os alunos a empregar conceito de banco de dados pararelos e distribuídos, geográficos, multidimensionais (DW), e tecnologias diferenciadas e atualizadas para o armazenamento, manipulação e recuperação de dados.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Projetar e implementar Projetos de Banco de Banco de Dados Multidimensionais. Demonstrar em oficinas práticas o emprego das técnicas de armazenamento de dados aprendidas. Dissertar analisando criticamente as novas tecnologias de armazenamento e recuperação de dados.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

**Procedimentos Didáticos presenciais**

As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
As aulas presenciais também apoiarão a metodologia a distância, de duas formas:
1) Apresentação do conteúdo a ser estudado: a ser feita pelo docente no início da unidade, de forma presencial. Em tal momento, os estudantes receberão material didático atualizado, com indicação de bibliografia complementar a ser pesquisada individualmente;
2) Conclusão da unidade: ao final de cada unidade de estudo, será realizada a correção presencial dos estudos dirigidos de modo que o estudante tenha uma resposta imediata às situações práticas analisadas e estudadas individualmente.

**Procedimentos Didáticos “a Distância”**

- Justificativas - Esta disciplina possui parte de seu conteúdo que pode ser trabalhada por meio de atividades complementares, como textos de apoio, exercícios e estudos de caso, que permitirão ao estudante compreender a aplicabilidade dos conceitos estudados em sala de aula. Este é o motivo pelo qual a disciplina pode ser trabalhada parcialmente em EaD. Os conceitos apresentados em sala de aula serão aplicados pelas(os) estudantes nas atividades a distância.

- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT.

- Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina.

- Material didático específico - As/Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, que exigirão da(o) estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo.

- Infraestrutura e suporte tecnológico - As/Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina.

- Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle.

- Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

A nota final será composta por um conjunto de avaliações assíncronas, conforme seguem:

30% para os exercícios por unidade do programa;

35% projeto de DW, com documentação e defesa;

35% projeto de Big Data, com documentação e defesa; e

Exame final para estudantes cuja média semestral tenha ficado entre 40 (quarenta) e 69 (sessenta e nove).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. SILBERSCHATZ, A.; KORTH, H. F.; SUDARSHAN, S. Sistema de Banco de Dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
  2. ÖZSU, M. Tamer, VALDURIEZ, Patrick. Principios de Sistemas de Banco de Dados Distribuidos. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
  3. MACHADO, Felipe Nery Rodrigues; Tecnologia e projeto de data warehouse: uma visão multidimensional. São Paulo: Erica, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. KIMBALL, Ralph; MERZ, Richard. Data webhouse: construindo o data warehouse para a web. Rio de Janeiro: Campus, c2000. 367p., il. Inclui bibliografia e indice. ISBN 9788535206555 (broch.).
  2. ELMASRI, Ramez; NAVATHE, Shamkant B. Sistemas de Banco de Dados. 6. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
  3. RAMAKRISHNAN, Raghu; GEHRKE, Johannes. Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Professor da Disciplina: João Eugenio Marynowski, Jeroniza Nunes Marchaukoski, Dieval Guizelini

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________