FICHA 2 - Desenvolvimento para Dispositivos Móveis
Logo UFPR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Desenvolvimento para Dispositivos Móveis
Disciplina: Desenvolvimento para Dispositivos Móveis Código: DS151
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( X ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( ) EaD
CH Total: 60h
CH Semanal: 4h
Padrão (PD):0h Laboratório (LB): 60h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Estudo do desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, das suas características e dos principais sistemas operacionais móveis. A partir de um ou mais sistemas operacionais móveis específicos, estudo da programação de telas e serviços, dos componentes visuais, e dos recursos e ferramentas elementares destes sistemas.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

Introdução ao contexto de dispositivos móveis. História e características dos principais sistemas operacionais móveis (Android, iOS, etc). Ferramentas para desenvolvimento de aplicações (Android Studio). Estruturas elementares de uma aplicação (Activity e Intents). Ciclo de vida de uma aplicação. Construção e programação de telas. Componentes de interface. Persistência de dados. Notificações. Uso de hardwares específicos como câmeras, GPS e acelerômetros.

OBJETIVO GERAL

O aluno deverá ser capaz de desenvolver aplicativos reais para dispositivos móveis.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Projetar e desenvolver aplicações reais para dispositivos móveis, conhecer as particularidades dos dispositivos/sistemas móveis, projetar interfaces visuais adequadas para dispositivos móveis, dominar as principais tecnologias e ferramentas utilizadas nesse tipo desenvolvimento.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

A disciplina será desenvolvida mediante aulas expositivo-dialogadas quando serão apresentados os conteúdos curriculares teóricos e através de atividades de laboratório serão utilizados os seguintes recursos: quadro de giz, notebook e projetor multimídia, insumos de laboratório e softwares específicos.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será composta pela média ponderada das notas obtidas pelos alunos em 3 atividades: 40% Prova teórica + 50% Trabalho prático + 10% exercícios em sala.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. Lecheta, Ricardo R. Google Android: Aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. Novatec Editora, 2013, 3ª Edição.
  2. Fernando Anselmo, Android em 50 projetos, Florianopolis, SC : Visual Books, 2012.
  3. Greg Nudelman, Padrões de projeto para o Android : soluções de projetos de interação para desenvolvedores, São Paulo : Novatec, c2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. Ableson, Frank, Android em ação, Rio de Janeiro : Elsevier, 2012.
  2. Oehlman, Damon e Blanc, Sébastien, Aplicativos Web pro Android : desenvolvimento Pro Android usando HTML5, CSS3 & JavaScript, Rio de Janeiro : Ciencia Moderna, 2012.
  3. Krug, Steve, Não me faça pensar : uma abordagem de bom senso à usabilidade mobile e na web, Rio de Janeiro : Alta Books, 2008.

Professor da Disciplina: Alessandro Brawerman, Razer Anthom Nizer Rojas Montaño

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________