MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Estatística para Computação | Código: DS611 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( X ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( ) EaD | |||||||||
CH Total: 30h CH Semanal: 2h |
Padrão (PD):30h | Laboratório (LB): 0h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
Compreensão dos Conceitos fundamentais. População e amostra. Variáveis. Amostragem. Distribuições de frequência. Construção e Análise de Tabelas e Gráficos. Determinação e análise de Medidas de Posição e Dispersão. Probabilidade. Distribuições de Probabilidade |
|||||||||||
PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
Conceitos fundamentais e definições
|
|||||||||||
OBJETIVO GERAL
Capacitar o aluno a utilizar a estatística no contexto da análise e desenvolvimento de sistemas. OBJETIVO ESPECÍFICO
1. Desenvolver habilidades de resumo de dados;
|
|||||||||||
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas de conteúdos teóricos e aplicações baseadas em exercícios. Será utilizado o quadro de giz e, quando necessário, calculadora para resolução de problemas e exercícios. Poderá ser utilizado software de apoio para demonstrar conceitos e aplicações estatísticas, bem como ambientar os alunos na linguagem computacional. |
|||||||||||
FORMAS DE AVALIAÇÃO
As avaliações serão efetuadas por meio de provas escritas e trabalhos práticos (resolução de exercícios). |
|||||||||||
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
|
|||||||||||
Professor da Disciplina: Evandro Luiz Brandão Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |