FICHA 2 - Estatística para Computação
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Estatística para Computação
Disciplina: Estatística para Computação Código: DS611
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( X ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( ) EaD
CH Total: 30h
CH Semanal: 2h
Padrão (PD):30h Laboratório (LB): 0h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Compreensão dos Conceitos fundamentais. População e amostra. Variáveis. Amostragem. Distribuições de frequência. Construção e Análise de Tabelas e Gráficos. Determinação e análise de Medidas de Posição e Dispersão. Probabilidade. Distribuições de Probabilidade

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

Conceitos fundamentais e definições
Dados
Variáveis e seus tipos
Rol
Amplitude
Classes
Frequências
Amostragem
Intervalo de confiança
Simulação: sorteio aleatório de dados
Distribuição de Frequências
Apresentação Gráfica: Histograma Polígono de Frequência.
Média, Mediana e Moda
Quartis, Decis e Percentis
Variância, Desvio-Padrão e Coeficiente de Variação
Probabilidade Clássica e Probabilidade Condicional
Variáveis Aleatórias Discretas
Distribuições de Probabilidade: Geométrica, Binomial, Poisson e Hipergeométrica.

OBJETIVO GERAL

Capacitar o aluno a utilizar a estatística no contexto da análise e desenvolvimento de sistemas.

OBJETIVO ESPECÍFICO

1. Desenvolver habilidades de resumo de dados;
2. Desenvolver habilidades de apresentação de dados;
3. Desenvolver habilidades com amostragem
4. Empregar a descrição estatística, quanto a medidas de posição e dispersão, para entender a composição da amostra;
5. Empregar tabelas, gráficos e diagramas para demonstrar frequências estatísticas.
6. Desenvolver habilidades de cálculo de probabilidade.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas de conteúdos teóricos e aplicações baseadas em exercícios. Será utilizado o quadro de giz e, quando necessário, calculadora para resolução de problemas e exercícios. Poderá ser utilizado software de apoio para demonstrar conceitos e aplicações estatísticas, bem como ambientar os alunos na linguagem computacional.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

As avaliações serão efetuadas por meio de provas escritas e trabalhos práticos (resolução de exercícios).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. ANDERSON, D. R.; SWEENEY, D J.; WILLIAMS, T. A. - Estatística Aplicada à Administração e Economia. 2ª Ed., Thomson 2007.
  2. KAZMIER, L. – Teoria e problemas de Estatística Aplicada à Administração e Economia. 4ª Ed., Bookman, 2007.
  3. CRESPO, A. A. - Estatistica facil. 6a ed. São Paulo: Saraiva, 1989.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. MEYER, P.L. - Probabilidade: Aplicações à Estatística. LTC Editora, 1982.
  2. BARBETTA, P. A.; REIS, M. M.; BORNIA, A. C. - Estatística para cursos de engenharia e informática. 3ª Ed., Atlas, 2010
  3. MARTINS, G. de Andrade; FONSECA, J. S. Curso de Estatística - 6ª Ed., Atlas, 2006.

Professor da Disciplina: Evandro Luiz Brandão

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________