FICHA 2 - Estruturas de Dados II
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Estruturas de Dados II
Disciplina: Estruturas de Dados II Código: DS143
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( ) EaD
CH Total: 30h
CH Semanal: 2h
Padrão (PD):30h Laboratório (LB): 0h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Estudo do conceito, terminologia, representação e aplicação de estruturas de dados avançadas, como árvores, grafos e tabelas de dispersão, e dos principais algoritmos associados a estas estruturas.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

Estruturas de dados avançadas e suas aplicações. Árvores: conceito, terminologia, representação e aplicação. Árvores binárias (construção, caminhamento e aplicações). Árvores balanceadas. Métodos de Pesquisa de Dados em tabelas: Pesquisa Sequencial. Pesquisa Binária; Pesquisa por Cálculo de Endereço (Hash). Grafos: conceito, terminologia, representação e aplicação. Grafos direcionados. Grafos não-direcionados. Árvores geradoras mínimas. Calculo de menor caminho.

OBJETIVO GERAL

O aluno deverá ser capaz de implementar e aplicar estruturas de dados avançadas a problemas reais, bem como de avaliar tal aplicação.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Dominar e implementar as principais estruturas de dados avançadas disponíveis na literatur e determinar para um dado problema qual, ou quais, destas estruturas são adequadas para sua solução.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

**Procedimentos Didáticos presenciais**

As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
As aulas presenciais também apoiarão a metodologia a distância, de duas formas:
1) Apresentação do conteúdo a ser estudado: a ser feita pelo docente no início da unidade, de forma presencial. Em tal momento, os estudantes receberão material didático atualizado, com indicação de bibliografia complementar a ser pesquisada individualmente;
2) Conclusão da unidade: ao final de cada unidade de estudo, será realizada a correção presencial dos estudos dirigidos de modo que o estudante tenha uma resposta imediata às situações práticas analisadas e estudadas individualmente.

**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Justificativas - Esta disciplina possui parte de seu conteúdo que pode ser trabalhada por meio de atividades complementares, como textos de apoio, exercícios e estudos de caso, que permitirão ao aluno compreender a aplicabilidade dos conceitos estudados em sala de aula. Este é o motivo pelo qual a disciplina pode ser trabalhada parcialmente em EaD. Os conceitos apresentados em sala de aula serão aplicados pelos alunos nas atividades a distância.

- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT.

- Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina.

- Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo.

- Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina.

- Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle.

- Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será composta pela média ponderada das notas obtidas pelos alunos em 3 atividades: 40% Prova teórica + 40% Trabalho prático + 20% exercícios a distância.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. CELES, Waldemar. Introdução a estruturas de dados: com técnicas de programação em C. 6.tir. Rio de Janeiro: Elsevier, c2004. xiv, 294 p., il., grafs. (Série Editora Campus. SBC - Sociedade Brasileira de Computação). Inclui índice. ISBN 9788535212280.
  2. PEREIRA, Silvio do Lago. Estruturas de dados fundamentais: conceitos e aplicações. 12. ed. São Paulo: Erica, 2008. 264 p., il., grafs. Inclui bibliografia e índice. ISBN 9788571943704.
  3. WIRTH, Niklaus. Algoritmos e estruturas de dados. 3.reim. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 255 p., il., grafs. Inclui bibliografia e índice. ISBN 9788521611905.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. Angelo de Moura; LAGES, Newton Alberto de Castilho. Algoritmos e estruturas de dados. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, c1994. xii,216p., il. Inclui bibliografia e indice. ISBN 8521603789 (broch.).
  2. TANENBAUM, Aaron M; LANGSAM, Yedidyah; AUGENSTEIN, Moshe J. Estrutura de Dados usando C. São Paulo:Editora Makron Books, 1995.
  3. PREISS, Bruno R. Estruturas de dados e algoritmos: padrões de projetos orientados a objetos com Java. Rio de Janeiro: Campus, c2001. xvi, 566. Inclui bibliografia e índice. ISBN 8535206930 (broch.).

Professor da Disciplina: Andreia de Jesus, Luiz Antonio Pereira Neves, Alexander Robert Kutzke

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________