MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Estruturas de Dados II | Código: DS143 | ||||||||||
Natureza: ( X ) Obrigatória ( ) Optativa |
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular | ||||||||||
Pré-requisito: Nenhum | Co-requisito: | Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( ) EaD | |||||||||
CH Total: 30h CH Semanal: 2h |
Padrão (PD):30h | Laboratório (LB): 0h | Campo (CP): 0h | Estágio (ES): 0h | Orientada (OR): 0h | Prática Específica (PE): 0h | |||||
EMENTA (Unidade Didática)
Estudo do conceito, terminologia, representação e aplicação de estruturas de dados avançadas, como árvores, grafos e tabelas de dispersão, e dos principais algoritmos associados a estas estruturas. |
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PROGRAMA (itens de cada unidade didática)
Estruturas de dados avançadas e suas aplicações. Árvores: conceito, terminologia, representação e aplicação. Árvores binárias (construção, caminhamento e aplicações). Árvores balanceadas. Métodos de Pesquisa de Dados em tabelas: Pesquisa Sequencial. Pesquisa Binária; Pesquisa por Cálculo de Endereço (Hash). Grafos: conceito, terminologia, representação e aplicação. Grafos direcionados. Grafos não-direcionados. Árvores geradoras mínimas. Calculo de menor caminho. |
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OBJETIVO GERAL
O aluno deverá ser capaz de implementar e aplicar estruturas de dados avançadas a problemas reais, bem como de avaliar tal aplicação. OBJETIVO ESPECÍFICO
Dominar e implementar as principais estruturas de dados avançadas disponíveis na literatur e determinar para um dado problema qual, ou quais, destas estruturas são adequadas para sua solução. |
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PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
**Procedimentos Didáticos presenciais** As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT. - Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina. - Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo. - Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina. - Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle. - Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância. |
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FORMAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será composta pela média ponderada das notas obtidas pelos alunos em 3 atividades: 40% Prova teórica + 40% Trabalho prático + 20% exercícios a distância. |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
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Professor da Disciplina: Andreia de Jesus, Luiz Antonio Pereira Neves, Alexander Robert Kutzke Assinatura: _________________________________________________ Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski Assinatura: _________________________________________________ |