FICHA 2 - Interação Humano-Computador
Logo UFPR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Interação Humano-Computador
Disciplina: Interação Humano-Computador Código: DS250
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 50% EaD
CH Total: 60h
CH Semanal: 4h
Padrão (PD):60h Laboratório (LB): 0h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Introdução à Interação Humano-Computador. Fatores Humanos e Ergonomia. Requisitos de IHC. Critérios Ergonômicos de interação Humano-Computador. Estilos e paradigma de interação. Fundamentos teóricos. Avaliação de IHC. Processo de Design em IHC.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

Introdução à Interação Humano-Computador: Terminologia e fundamentos da Interação Humano Computador. Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano. IHC como área multidisciplinar. Benefícios de IHC. Conceitos básicos.
Fatores Humanos e Ergonomia: Perfis de usuários, Mecanismo da percepção humana, Modelos Mentais. Fundamentos da Ergonomia. Aplicações da Ergonomia em Sistemas Computacionais. Critérios Ergonômicos de Interação Humano-Computador.
Requisitos de IHC: Usabilidade, Colaboração, Comunicação, Acessibilidade e Internacionalização. Modelo de acessibilidade de Governo Eletrônico –eMAG. Design gráfico de Interfaces. Importância do uso de cores nas interfaces.
Estilos e paradigma de interação: Manipulação direta, formulários, linguagens visuais, ícones.
Fundamentos teóricos: Engenharia Cognitiva e Engenharia Semiótica.
Avaliação de IHC: Conceitos de avaliação. Processos e métodos de avaliação de IHC.
Processo de Design em IHC. Design da Interface, design centrado no usuário, storyboarding e prototipação.

OBJETIVO GERAL

O aluno deverá ser capaz de projetar interfaces de usuário utilizando conceitos de IHC – Interação Humano-Computador.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Avaliar o desenvolvimento de projetos de interfaces utilizando o conceito de IHC – Interação Humano Computador.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

**Procedimentos Didáticos presenciais**

As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
As aulas presenciais também apoiarão a metodologia a distância, de duas formas:
1) Apresentação do conteúdo a ser estudado: a ser feita pelo docente no início da unidade, de forma presencial. Em tal momento, os estudantes receberão material didático atualizado, com indicação de bibliografia complementar a ser pesquisada individualmente;
2) Conclusão da unidade: ao final de cada unidade de estudo, será realizada a correção presencial dos estudos dirigidos de modo que o estudante tenha uma resposta imediata às situações práticas analisadas e estudadas individualmente.

**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Justificativas - Esta disciplina possui parte de seu conteúdo que pode ser trabalhada por meio de atividades complementares, como textos de apoio, exercícios e estudos de caso, que permitirão ao aluno compreender a aplicabilidade dos conceitos estudados em sala de aula. Este é o motivo pelo qual a disciplina pode ser trabalhada parcialmente em EaD. Os conceitos apresentados em sala de aula serão aplicados pelos alunos nas atividades a distância.

- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT.

- Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina.

- Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo.

- Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina.

- Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle.

- Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

A aprendizagem realizada pelos alunos será avaliada de acordo com os objetivos específicos de cada conteúdo da disciplina. A avaliação da aprendizagem será processual e continuada. Será verificada a evolução da construção de conhecimentos pelos alunos no fluxo dos conteúdos e dentro do período de sua duração.
As atividades de avaliação possuem as seguintes características:
- Exercícios de auto-avaliação que solicitam durante a leitura e o estudo da disciplina, a reflexão do aluno sobre o que lê. Estes exercícios se apresentam sob forma de atividade opcional, ficando a seu critério responder ou não;
- Exercícios de fixação de conteúdos propostos pelo professor da disciplina, para servir de referência ao aluno sobre a sua aprendizagem, ou ainda, atividades que o possibilite encontrar as respostas no transcurso da leitura subsequente;
- Participação efetiva no debate coletivo (chats, fóruns, sala de aula), com controle de frequencia do aluno nas ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem (Moodle) e com exame de qualidade dos materiais alocados pelos alunos;
- 1 (uma) prova presencial, individual, obrigatória;
- Elaboração e apresentação de um trabalho final da disciplina.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. BARBOSA, S.D.J.; SILVA, B.S. INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR. 1a Edição. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2010.
  2. NIELSEN, J.; LORANGER, H. USABILIDADE NA WEB: PROJETANDO WEBSITES COM QUALIDADE. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus, 2007
  3. BEN, S. DESIGN THE USER INTERFACE – STRATEGIES FOR EFFECTIVE. Editora Addison Wesley Publishing Co., 1997.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. FERREIRA, S.B.L.; NUNES, R.R. E-USABILIDADE. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
  2. NASCIMENTO, J.A.M.; AMARAL, S.A. AVALIAÇÃO DE USABILIDADE NA INTERNET. Brasília: Ed. Thesaurus, 2010.
  3. PRESSAMAN, R.S. Engenharia de Software. 6a edição. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2006.

Professor da Disciplina: Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares, Andreia de Jesus

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________