FICHA 2 - Linguagem de Programação
Logo UFPR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Linguagem de Programação
Disciplina: Linguagem de Programação Código: DS123
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( ) EaD
CH Total: 60h
CH Semanal: 4h
Padrão (PD):30h Laboratório (LB): 30h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Estudo de uma linguagem de programação estruturada: vetores, matrizes registros; tipos definidos pelo usuário; modularização; manipulação de dados em memória e em arquivos.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

Aplicações com estruturas de dados simples: vetores, matrizes e registros;
Manipulação de strings;
Funções: conceito, variável global e local, retornando valores de funções;
Conceito, aplicações e aritmética de ponteiros;
Passagem de parâmetro por valor e por referência;
Prototipação ( typedef );
Alocação Dinâmica de memória;
Manipulação de arquivos.

OBJETIVO GERAL

Apresentar técnicas de programação estruturada utilizando como ferramenta a linguagem de programação C. Com o objetivo de familiarizar o aluno a essa linguagem e, com isso, facilitar o aprendizado de outras linguagens estruturadas ou orientadas a objetos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Fornecer ao aluno conhecimentos acerca de técnicas de programação estruturada, utilizadas na construção de programas;
Desenvolver a capacidade de solução de problemas de programação, com o uso da linguagem C.
Proporcionar conhecimentos sobre o armazenamento de dados em memória e arquivos.
Fazer verificação e correção de programas estruturados;
Implementar programas modularizados;
Compilar e executar os programas.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

**Procedimentos Didáticos presenciais**

As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula e laboratórios para atividades práticas. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
As aulas presenciais também apoiarão a metodologia a distância, de duas formas:
1) Apresentação do conteúdo a ser estudado: a ser feita pelo docente no início da unidade, de forma presencial. Em tal momento, os estudantes receberão material didático atualizado, com indicação de bibliografia complementar a ser pesquisada individualmente;
2) Conclusão da unidade: ao final de cada unidade de estudo, será realizada a correção presencial dos estudos dirigidos de modo que o estudante tenha uma resposta imediata às situações práticas analisadas e estudadas individualmente.

**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Justificativas - Esta disciplina possui parte de seu conteúdo que pode ser trabalhada por meio de atividades complementares, como textos de apoio, exercícios e estudos de caso, que permitirão ao aluno compreender a aplicabilidade dos conceitos estudados em sala de aula. Este é o motivo pelo qual a disciplina pode ser trabalhada parcialmente em EaD. Os conceitos apresentados em sala de aula serão aplicados pelos alunos nas atividades a distância.

- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT.

- Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina.

- Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo.

- Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina.

- Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle.

- Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

Avaliação teórica individual (2 provas);
Desenvolvimento de trabalhos práticos de programação (2 trabalhos);
Desempenho do aluno na resolução dos problemas disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. SCHILDT, Herbert. C completo e total. 3o. ed. rev.atual. São Paulo: Makron Books do Brasil, c1991. 827 p. Indice: p.811-27. ISBN 8534605955 (broch). (12 exemplares na biblioteca)
  2. DAMAS, Luís. Linguagem C. 10. ed. São Paulo: LTC, 2007. x, 410 p., il. Inclui bibliografia e índice. ISBN 8521615191 (broch.). (13 exemplares na biblioteca)
  3. KERNIGHAN,Brian W.; RITCHIE, Dennis M. C: a linguagem de programação padrão ANSI. Rio de Janeiro: Campus, c1990. 289 p. ISBN 8570015860 (broch.)

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. MIZRAHI, Victorine Viviane. Treinamento em linguagem C : modulo profissional. São Paulo : Makron Books, 1993. ISBN 8534601097 : (Broch.)
  2. ZIVIANI, Nívio. Projeto de algoritmos, com implementações em Pascal e C. 4o. Edição. São Paulo : Pioneira, c1999. ISBN 8522101744 (broch.)
  3. MEDINA, Marco. Algoritmos e programação: teoria e prática. São Paulo : Novatec, 2005. ISBN 857522073X (broch.)

Professor da Disciplina: Andreia de Jesus, Roberto Tadeu Raittz

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________