FICHA 2 - Linguagem de Programação Orientada a Objetos I
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Linguagem de Programação Orientada a Objetos I
Disciplina: Linguagem de Programação Orientada a Objetos I Código: DS131
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( X ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( ) EaD
CH Total: 60h
CH Semanal: 4h
Padrão (PD):0h Laboratório (LB): 60h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Estudo prático e teórico dos conceitos essenciais de uma Linguagem de Programação Orientada a Objetos, incluindo: sintaxe, classes, objetos, herança, polimorfismo, interface, classes abstratas, classes internas, classes anônimas, bibliotecas de programação orientadas a objetos, genéricos, ambiente de desenvolvimento e interface gráfica.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

Introdução à linguagem orientada a objetos.
Estudo e utilização da sintaxe da linguagem orientada a objetos: variáveis, constantes, tipos de dados, expressões, controle do fluxo de execução, condições e métodos estáticos.
Definição e programação dos conceitos de orientação a objetos: classes (reais, abstratas), métodos (estáticos, abstratos e reais), construtores, atributos, modificadores de acesso, sobrecarga, interfaces, objetos, componentes, exceções, modificador final, modificador static, coletor de lixo (garbage collector).
Conceituação e prática com herança e polimorfismo.
Introdução à programação orientada a testes.
Utilização e programação em ambiente de desenvolvimento (IDE – Integrated Development Environment).
Estudo e desenvolvimento de aplicações com interface gráfica (GUI – Graphic User Interface): modelo de eventos, componentes e gerenciadores de layout.

OBJETIVO GERAL

O aluno deverá ser capaz de programar e prover manutenção em software, utilizando uma linguagem orientada à objetos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

O aluno deverá ser capaz de programar e prover manutenção uma aplicação com interface gráfica, utilizando uma linguagem orientada a objetos com todos os conceitos aplicados.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

Aulas expositivas dialogadas com auxílio de projetor multimídia. Apresentação de exemplos aplicados. Programação em grupos. Exercícios em laboratório para exploração e aplicação dos conceitos da linguagem de programação orientada a objetos.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

Duas provas escritas individual e sem consulta (peso de 60% da nota), 1 Trabalho em grupo (peso de 30% da nota) e Atividades Práticas apresentadas durante as aulas (peso de 10% da nota)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. DEITEL. JAVA Como Programar. 8a. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
  2. JANDL JUNIOR, Peter. Java Guia do Programador. São Paulo: Novatec, 2014.
  3. BOENTE, Alfredo. Aprendendo a programar em Java 2: orientado a objetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. FURGERI, Sérgio. Java 2: ensino didático : desenvolvendo e implementando aplicaçoes. 4. ed. São Paulo: Erica, 2005.
  2. ANSELMO, Fernando. Aplicando lógica orientada a objetos em Java. 2. ed. atual. e ampl. Florianópolis: Visual Books, 2005. 178 p.
  3. PREISS, Bruno R. Estruturas de dados e algoritmos: padroes de projetos orientados a objetos com Java. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

Professor da Disciplina: Rafael Romualdo Wandresen, Razer Anthom Nizer Rojas Montaño

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

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