FICHA 2 - Linguagem de Programação Orientada a Objetos II
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Linguagem de Programação Orientada a Objetos II
Disciplina: Linguagem de Programação Orientada a Objetos II Código: DS142
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( X ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( ) EaD
CH Total: 60h
CH Semanal: 4h
Padrão (PD):0h Laboratório (LB): 60h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Estudo prático e teórico da construção de aplicações utilizando uma Linguagem de Programação Orientada a Objetos integrado à banco dados, framework de persistência, programação paralela, comunicação por meio do protocolo de rede e padrões de projeto.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

Estudo e programação com classes genéricas, aninhadas, anônimas e wrappers.
Estudo e programação com biblioteca e componentes para linguagem de programação orientada a objetos para persistência em banco de dados relacional.
Estudo e prática com mapeamento objeto-relacional por meio de padrão de projeto DAO (Data Access Object).
Estudo e programação para padrão de projeto e framework para persistência de objetos em banco de dados relacional.
Programação com várias linhas de execução (multi-threads): conceituação, criação de threads, sincronização, prioridade, problemas de divisão e conquista.
Estudo e programação com fluxos de entrada e saída de dados: arquivos, rede, memória.
Comunicação com Socket e Datagramas: bibliotecas de programação para comunicação de aplicações utilizando protocolos padrão de rede.
Estudo e programação de alguns padrões de projeto para programação.
Estudo e programação de uma aplicação com interface gráfica e persistência em banco dados utilizando os padrões e conceitos da disciplina.

OBJETIVO GERAL

O aluno deverá ser capaz de programar utilizando uma linguagem orientada à objetos utilizando conceitos avançados.

OBJETIVO ESPECÍFICO

O aluno deverá ser capaz de programar uma aplicação com interface gráfica, banco de dados, multi-thread, comunicação TCP/IP, utilizando uma linguagem orientada a objetos e os padrões de projeto estudados.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

Aulas expositivas dialogadas com auxílio de projetor multimídia. Apresentação de exemplos aplicados. Programação em grupos. Exercícios em laboratório para exploração e aplicação dos conceitos da linguagem de programação orientada a objetos.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

Duas provas escritas individual e sem consulta (peso de 60% da nota), 1 Trabalho em grupo (peso de 30% da nota) e Atividades Práticas apresentadas durante as aulas (peso de 10% da nota)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. DEITEL. JAVA Como Programar. 8a. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
  2. JANDL JUNIOR, Peter. Java Guia do Programador. São Paulo: Novatec, 2014.
  3. FREEMAN, Eric. Use a cabeça: padrões e projetos. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. PREISS, Bruno R. Estruturas de dados e algoritmos: padroes de projetos orientados a objetos com Java. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
  2. GAMMA, Erich. Padrões de projeto: soluções reutilizaveis de software orientado a objetos. Porto Alegre: Bookman, 2000.
  3. LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões: uma introdução à análise e ao projeto orientados a objetos e ao desenvolvimento iterativo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.

Professor da Disciplina: Rafael Romualdo Wandresen, Razer Anthom Nizer Rojas Montaño

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________