FICHA 2 - Tecnologias Aplicadas na Educação à Distância
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Tecnologias Aplicadas na Educação à Distância
Disciplina: Tecnologias Aplicadas na Educação à Distância Código: DS809
Natureza:
( ) Obrigatória
( X ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( X ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( ) EaD
CH Total: 30h
CH Semanal: 2h
Padrão (PD):30h Laboratório (LB): 0h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Fundamentos da EaD. Tecnologias e Mídias na EaD. Planejamento e desenvolvimento de projetos em EaD. Planejamento e produção de material didático para a EaD. Avaliação e acompanhamento de Cursos EaD.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

Fundamentos da EaD: Aspectos históricos e culturais da EaD; Definições de Educação à Distância, Ensino à Distância, Educação Aberta (REA, MOOC); Legislação; Componentes da EaD.
Tecnologias e Mídias na EaD: Conceitos básicos de tecnologia e de mídias; Cibercultura; Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Objetos de Aprendizagem; Mídias Integradas na Educação. O papel da informática na EaD.
Planejamento e desenvolvimento de projetos em EaD: Recursos; Tecnologias necessárias para a implantação de projetos e/ou cursos à distância.
Planejamento e produção de material didático para a EaD: Indicadores que orientam a produção (nível de ensino, usuários, projeto, mediação através das tecnologias e mídias); pesquisa, localização e seleção de materiais; Texto-base; Mídias integradas no material didático: impresso, áudio, TV e vídeo, informática (conferências, AVA, tecnologias); Direitos autorais; Ferramentas tecnológicas para apoio à proposição de atividades e avaliação.
Avaliação e acompanhamento de Cursos EaD: Ferramentas. Ambientes Virtuais de Aprendizagem.

OBJETIVO GERAL

Oferecer ao aluno base conceitual e apresentar experiências de uso de tecnologias aplicadas na Educação à Distância.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Apresentar base conceitual e experiências quanto ao uso de tecnologias aplicadas na Educação à Distância.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

Aulas expositivas e dialogadas nas quais poderão ser utilizados recursos didáticos: quadro de giz, multimídia, computador, ambiente virtual de aprendizagem, entre outros

FORMAS DE AVALIAÇÃO

A aprendizagem realizada pelos alunos será avaliada de acordo com os objetivos específicos de cada conteúdo da disciplina. A avaliação da aprendizagem será processual e continuada. Será verificada a evolução da construção de conhecimentos pelos alunos no fluxo dos conteúdos e dentro do período de sua duração.
As atividades de avaliação possuem as seguintes características:
- Exercícios de auto-avaliação que solicitam durante a leitura e o estudo da disciplina, a reflexão do aluno sobre o que lê. Estes exercícios se apresentam sob forma de atividade opcional, ficando a seu critério responder ou não;
- Exercícios de fixação de conteúdos propostos pelo professor da disciplina, para servir de referência ao aluno sobre a sua aprendizagem, ou ainda, atividades que o possibilite encontrar as respostas no transcurso da leitura subsequente;
- Participação efetiva no debate coletivo (chats, fóruns, sala de aula) e exame de qualidade dos materiais produzidos pelos alunos;
- 1 (uma) prova presencial, individual, obrigatória;
- Elaboração e apresentação de um trabalho final da disciplina.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA VISÃO INTEGRADA. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
  2. BELLONI, Maria Luiza. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 7a edição. Campinas/SP: Editora Autores Associados, 2015.
  3. SILVA, Marcos. EDUCAÇÃO ONLINE. São Paulo: Edições Loyola, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. MATTAR, João. DESIGN EDUCACIONAL: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA PRÁTICA. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.
  2. BARRETO, Raquel Goulart. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Quartet Editora, 2001.
  3. REALI, Aline M. de M.R.; MILL, Daniel (org). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS.: REFLEXÕES SOBRE SUJEITOS, SABERES, CONTEXTOS E PROCESSOS. São Carlos: EdUFSCar, 2014.

Professor da Disciplina: Sandramara Scandelari Kusano de Paula Soares

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________