FICHA 2 - Relações Étnicas e de Raça no Brasil
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Relações Étnicas e de Raça no Brasil
Disciplina: Relações Étnicas e de Raça no Brasil Código: DS807
Natureza:
( ) Obrigatória
( X ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( X ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( ) EaD
CH Total: 30h
CH Semanal: 2h
Padrão (PD):30h Laboratório (LB): 0h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

As ideias de raça e etnia e suas articulações. Identidade social e identidade étnica. Interpretações do racismo e seus distintos modos de abordagem. As doutrinas racistas e racismo: modos de abordagem e práticas racistas. O racismo nas sociedades plurirraciais: o caso brasileiro. Estratégias e políticas de combate ao racismo. As contribuições culturais, éticas, tecnológicas e científicas dos povos africanos à sociedade brasileira.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

1. As ideias de raça e etnia e suas articulações.
• Raça como conceito superado
• Racismo como práxis a ser superada
• O gênero humano como único e as peculiaridades demográficas
• A etnia como coletividade de indivíduos que se diferencia por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e maneiras de agir.
2. Identidade social e identidade étnica.
• Determinantes fenotípicos X Autorreconhecimento
• Reconhecimento social
3. Interpretações do racismo e seus distintos modos de abordagem.
• Discursos e práticas racistas: o discurso de desqualificação racial
• Discurso e práticas racistas: o reflexo nas artes, religião e no acesso a oportunidades sociais.
4. As doutrinas racistas e racismo: modos de abordagem e práticas racistas.
• A Eugenia e o racismo
• A perpetuação do racismo no mundo do trabalho
5. O racismo nas sociedades plurirraciais: o caso brasileiro.
• A formação da população brasileira e suas origens americana, africana, europeia e asiática
• As origens do racismo no caso brasileiro: dos cativos às políticas afirmativas; da exclusão dos povos indígenas à integração.
• A democracia racial brasileira e suas limitações
6. Estratégias e políticas de combate ao racismo.
• Ações afirmativas privadas
• Ações afirmativas públicas
• Educação para o respeito às origens étnicas
7. As contribuições culturais, éticas, tecnológicas e científicas dos povos africanos à sociedade brasileira.
• Artes e religião
• Expoentes da ciência e tecnologia
• Cultura e valores éticos

OBJETIVO GERAL

Estabelecer a capacidade de criticar as relações sociais sobre etnia e raça.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Compreender as relações histórica e socialmente estabelecidas sobre etnias e raça.
Reconhecer as limitações sociais brasileira a serem superadas quanto a racismo.
Reconhecer as contribuições sociais, históricas e culturais dos povos africanos para a constituição da sociedade brasileira.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

A disciplina presencial será desenvolvida mediante orientações gerais e grupo a grupo. Serão exercidas, para cada unidade didática, atividades específicas de orientação.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

Será realizada uma avaliação discursivas e outra objetiva; além de atividades avaliativa pontuais que não participarão necessariamente do computo da nota final do aluno (tendo por objetivo o acompanhamento processual da aprendizagem).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez., 1996.
  2. ______. Resolução No. 1, de 17 de junho de 2004, do CNE/MEC, que “institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana”.
  3. _______. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: Ministério da educação, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. PEREIRA, Edmilson de Almeida. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescentes em educação. São Paulo: Paulinas, 2007.
  2. SANTOS, Renato Emerson dos. (org.) Diversidade, espaço e relações étnico-raciais: o negro na geografia do Brasil. 2 ed. Belo Horizonte: Gutemberg, 2009.
  3. DURANS, Claudia Alves. QUESTÃO SOCIAL E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO BRASIL. In: R. Pol. Públ., São Luís, Número Especial, p. 391-399, julho de 2014. Disponível em: www.revistapoliticaspublicas.ufma.br/site/download.php?id_publicacao=903

Professor da Disciplina: Paulo Eduardo Sobreira Moraes

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________