FICHA 2 - Desenvolvimento de Aplicações Corporativas
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Desenvolvimento de Aplicações Corporativas
Disciplina: Desenvolvimento de Aplicações Corporativas Código: DS152
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 50% EaD
CH Total: 60h
CH Semanal: 4h
Padrão (PD):60h Laboratório (LB): 0h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Padrões de projeto para aplicações corporativas. Frameworks de desenvolvimento web. Frameworks de persistência. Arquitetura orientada a serviços. Integração de Sistemas. Web Services.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

1. Padrões de Projeto Java EE
2. JSF
3. Hibernate
4. SOA
5. Integração de Sistemas
6. WebServices

OBJETIVO GERAL

Ao concluir a disciplina, o estudante estará apto a desenvolver
aplicações Java Web usando JSF, Hibernate e elementos remotos baseados em WebServices.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Entender padrões de projeto para Java EE
Desenvolver Aplicações Java Web usando JSF/Hibernate
Compreender conceitos de SOA
Compreender conceitos de Integração de Sistemas
Desenvolver Servidores e Clientes WebService do tipo REST

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

**Procedimentos Didáticos presenciais**

As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
As aulas presenciais também apoiarão a metodologia a distância, de duas formas:
1) Apresentação do conteúdo a ser estudado: a ser feita pelo docente no início da unidade, de forma presencial. Em tal momento, os estudantes receberão material didático atualizado, com indicação de bibliografia complementar a ser pesquisada individualmente;
2) Conclusão da unidade: ao final de cada unidade de estudo, será realizada a correção presencial dos estudos dirigidos de modo que o estudante tenha uma resposta imediata às situações práticas analisadas e estudadas individualmente.

**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Justificativas - Esta disciplina possui parte de seu conteúdo que pode ser trabalhada por meio de atividades complementares, como textos de apoio, exercícios e estudos de caso, que permitirão ao aluno compreender a aplicabilidade dos conceitos estudados em sala de aula. Este é o motivo pelo qual a disciplina pode ser trabalhada parcialmente em EaD. Os conceitos apresentados em sala de aula serão aplicados pelos alunos nas atividades a distância.

- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT.

- Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina.

- Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo.

- Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina.

- Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle.

- Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina será feita com 4 critérios:
1) P1 - prova escrita abrangendo os conteúdos básicos até Servlets, peso 30%
2) P2 - prova escrita abrangendo os demais conteúdos, peso 30%
3) Trabalho prático de desenvolvimento, peso 30%
4) Exercícios apresentados em cada aula, peso 10%

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. GEARY, David M. Core javaServer faces. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012. xx, 636 p., il. ISBN 9788576086420 (broch.).
  2. RICHARDSON, Leonard. RESTful serviços Web. Rio de Janeiro: Alta Books, 2007. xx, 336 p., il. ISBN 9788576081715 (broch.).
  3. TERUEL, Evandro Carlos. Arquitetura de sistemas para web com java utilizando design patterns e frameworks. Rio de Janeiro: Ciencia Moderna, 2012. xxviii, 543 p., il. Inclui referências. ISBN 9788539902217 (broch.).

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. KALIN, Martin. Java web services: implementando. Rio de Janeiro: Alta Books, 2010. xv, 295 p., il. ISBN 9788576084242 (broch.).
  2. BASHAM, Bryan. Use a cabeça: servlets & JSP. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, c2010 [reimpressão 2011]. xxxii, 879 p., il. ISBN 9788576082941 (broch.).
  3. LAMB, Juliano Rodrigo; COIMBRA de Araújo, Everton; GUIZZO, Giovani. Padrões de projeto em aplicações web. Florianópolis: Visual Books, 2013. 142p., il. Inclui referências. ISBN 9788575022801. MILANI, Andre. PostgreSQL: guia do programador. São Paulo: Novatec, 2008. 392p., il. Inclui bibliografia e indice. ISBN 9788575221570 (broch.). NIEDERAUER, Juliano. MySQL 5. São Paulo: Novatec, 2006. 112p. (Guia de consulta rápida). ISBN 8575220810 (broch.). DEITEL, Paul J. Java: como programar. 8.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010 [reimpressão 2012]. xxix, 1144p., il. ISBN 9788576055631. JANDL JUNIOR, Peter. Java: guia do programador : atualizado para Java 7. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2014. 640 p., il. Inclui bibliografia e índice. ISBN 9788575223703 (broch.). FREEMAN, Eric. Use a cabeça: padrões e projetos. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009 [reimpressão 2010]. xxiv, 478 p., il. ISBN 9788576081746 (broch.).

Professor da Disciplina: Razer Anthom Nizer Rojas Montaño, Alexander Robert Kutzke

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________