FICHA 2 - Ferramentas da Qualidade
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Ferramentas da Qualidade
Disciplina: Ferramentas da Qualidade Código: DS662
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( X ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( ) EaD
CH Total: 30h
CH Semanal: 2h
Padrão (PD):30h Laboratório (LB): 0h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

A importância das ferramentas da Qualidade para o monitoramento dos processos, para a análise de não-conformidade, assim que para a melhoria continua é demonstrada nesta disciplina utilizando exemplos reais fazendo o paralelo com as exigências da ISO 9001: Benchmarking, Brainstorming e Diagrama de Afinidade, Ciclo PDCA, 5S, 5W2H, Diagrama de causa e efeito, (Ishikawa), Diagrama de Pareto (ABC), OEE.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

1. A importância das ferramentas da Qualidade para o monitoramento dos processos, para a análise de não-conformidades
2. A melhoria continua
3. Paralelo com as exigências da ISO 9001 e as ferramentas da Qualidade.
4. Benchmarking
5. Brainstorming
6. Diagrama de Afinidade
7. Ciclo PDCA e suas variações
8. 5S e suas variações
9. 5W2H e suas variações
10. Diagrama de causa e efeito, (Ishikawa)
11. Diagrama de Pareto (ABC)
12. OEE.

OBJETIVO GERAL

Capacitar o estudante a fazer uso das ferramentas clássicas da Qualidade.

OBJETIVO ESPECÍFICO

- Avaliar as condições de uso das ferramentas da Qualidade.
- Compreender o uso de ferramentas afins à Gestão de Organizações.
- Contextualizar o uso de ferramentas afins à Gestão de Organizações.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

A disciplina presencial será desenvolvida mediante aulas expositivo-dialogadas para conteúdos teóricos e através de seminários e apresentações, exercícios em grupo e individuais com correção concomitante ou em semana subsequente.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

São realizados duas avaliações (uma escrita individual e outra composta pela média simples de exercícios individuais ou em grupo, ou seminários ou trabalhos realizados ou não em sala de aula). A média dessas 2 avaliações, com peso ponderado sendo 60% para a primeira e 40% para segunda, corresponde ao resultado final.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. BRASSARD, Michael. – Qualidade ferramentas para uma melhoria contínua. Rio de Janeiro: Qualimark Ed. 2000.
  2. GOLDBARG, Marco Cesar.Times – Ferramenta Eficaz para a qualidade total. São Paulo; Makron Books, 1995.
  3. SELEME, Robinson e STADLER, Humberto. Controle da Qualidade : As ferramentas essenciais.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. AGUIAR, Silvio. – Integração das ferramentas da Qualidade ao PDCA e os programa Seis Sigmas.
  2. VIERA, Sônia. – Estatística para a qualidade: como avaliar com precisão a qualidade em produtos e serviços. Rio de Janeiro: atlas, 1999.
  3. SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio de às Micro e Pequenas Empresas. MANUAL DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE. Disponível em: http://www.dequi.eel.usp.br/~barcza/FerramentasDaQualidadeSEBRAE.pdf

Professor da Disciplina: Arnaud Francis Bonduelle, Paulo Eduardo Sobreira Moraes

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________