FICHA 2 - Engenharia de Software I
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Engenharia de Software I
Disciplina: Engenharia de Software I Código: DS240
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( X ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( ) EaD
CH Total: 60h
CH Semanal: 4h
Padrão (PD):60h Laboratório (LB): 0h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Definição de engenharia de software. Estrutura e modelos de processo de software. Conceitos de projeto de software. Gestão de projetos de desenvolvimento de software. Estimativas de software.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

- Conceitos e papeis envolvidos na engenharia de software;
- Modelos de processos de engenharia de software;
- Conceito de projeto de software;
- PMBOK (Planejamento de Atividades, Plano de Custos, Comunicação e Riscos, Acompanhamento do Projeto);
- Estimativas de Software: Pontos de Função e Pontos por Caso de Uso;
- Processos ágeis de engenharia de software (Gestão de projetos com Scrum;
Estimativas de Software em métodos ágeis; Acompanhamento dos projetos com Kanban)

OBJETIVO GERAL

O aluno deverá ser capaz de planejar um projeto de desenvolvimento de software, sob o enfoque de processos tradicionais ou ágeis.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Descrever os diferentes modelos de processo de software e realizar um plano de atividades.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

A disciplina será desenvolvida mediante aulas expositivo-dialogadas quando serão apresentados os conteúdos curriculares teóricos. Atividades práticas devem ser realizadas em sala de aula e, eventualmente em laboratório por meio do uso de softwares específicos para planejamento de projetos. Serão utilizados os seguintes recursos: quadro de giz, notebook e projetor multimídia, e softwares específicos.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados por meio de:

- Duas avaliações presenciais, contemplando 80% da nota;
- Um trabalho prático a ser entregue no fim do semestre 20% da nota;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. PRESSMAN, Roger. Engenharia de Software. São Paulo : Makron Books, 1995
  2. MARTINS, J. C. C. Gerenciando projetos de desenvolvimento de software com PMI, RUP e UML. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.
  3. MARTINS, José Carlos Cordeiro. Técnicas para Gerenciamento de Projetos de Software. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. SCHWABER, Ken. Agile software development with Scrum. Upper Saddle River, NJ : Prentice Hall, c2002.
  2. COHN, Mike. Desenvolvimento de Software com Scrum: aplicando métodos ágeis com sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  3. VARGAS, R. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2009.

Professor da Disciplina: Rafaela Mantovani Fontana, Rafael Romualdo Wandresen

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________