FICHA 2 - Engenharia de Software II
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Engenharia de Software II
Disciplina: Engenharia de Software II Código: DS252
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 50% EaD
CH Total: 60h
CH Semanal: 4h
Padrão (PD):60h Laboratório (LB): 0h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Conceitos e práticas da qualidade de software. Qualidade no processo de software. Métricas de software. Conceitos e práticas de gerência de configurações de software. Conceitos e práticas de testes de software.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

a) Introdução ao conceito de qualidade de software;
b) Modelos de referência para qualidade no processo: CMMI-DEV, MPS.BR-SW;
c) Modelo de referência para qualidade do produto: Norma ISO 25000;
d) Qualidade em métodos ágeis de software;
e) Métricas de software;
f) Padrões e revisão de Software;
g) Conceitos e atividades da gerência de configurações de software;
h) Introdução ao teste de software e artefatos;
i) Estratégias de Teste de Software;
j) Técnicas de Teste de Software Caixa Branca;
k) Técnicas de Teste de Software Caixa Preta;
l) Testes automatizados de software;

OBJETIVO GERAL

O aluno deverá ser capaz de identificar e caracterizar as atividades da engenharia de software relacionadas à qualidade do software.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Conhecer os modelos de referência para processos de software, conhecer técnicas tradicionais e ágeis para auxiliar na qualidade da produção de software, conhecer os tipos de teste, desenvolver um plano de testes simples.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

**Procedimentos Didáticos presenciais**

As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
As aulas presenciais também apoiarão a metodologia a distância, de duas formas:
1) Apresentação do conteúdo a ser estudado: a ser feita pelo docente no início da unidade, de forma presencial. Em tal momento, os estudantes receberão material didático atualizado, com indicação de bibliografia complementar a ser pesquisada individualmente;
2) Conclusão da unidade: ao final de cada unidade de estudo, será realizada a correção presencial dos estudos dirigidos de modo que o estudante tenha uma resposta imediata às situações práticas analisadas e estudadas individualmente.

**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Justificativas - Esta disciplina possui parte de seu conteúdo que pode ser trabalhada por meio de atividades complementares, como textos de apoio, exercícios e estudos de caso, que permitirão ao aluno compreender a aplicabilidade dos conceitos estudados em sala de aula. Este é o motivo pelo qual a disciplina pode ser trabalhada parcialmente em EaD. Os conceitos apresentados em sala de aula serão aplicados pelos alunos nas atividades a distância.

- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT.

- Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina.

- Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo.

- Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina.

- Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle.

- Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados por meio de:

- Duas avaliações presenciais, contemplando 70% da nota;
- Trabalhos práticos executados como parte das atividades à distância, contemplando 30% da nota;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. KOSCIANSKI, A.; SOARES, M. S. Qualidade de Software: aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. São Paulo: Novatec Editora, 2006
  2. BARTIÉ, A. Garantia da Qualidade de Software. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
  3. RIOS, Emerson. Teste de software. 2. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. PRESSMAN, Roger. Engenharia de Software. São Paulo: Makron Books, 1995.
  2. MOLINARI, Leonardo. Inovação e automação de testes de software. São Paulo : Erica, 2010.
  3. COHN, Mike. Desenvolvimento de Software com Scrum: aplicando métodos ágeis com sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2011.

Professor da Disciplina: Rafaela Mantovani Fontana, Rafael Romualdo Wandresen, Razer Anthom Nizer Rojas Montaño

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________