FICHA 2 - Governança de Tecnologia da Informação
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Governança de Tecnologia da Informação
Disciplina: Governança de Tecnologia da Informação Código: DS260
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 50% EaD
CH Total: 60h
CH Semanal: 4h
Padrão (PD):60h Laboratório (LB): 0h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Conceitos e práticas da governança de tecnologia da informação. Modelos de referência para a governança de tecnologia da informação. Objetivos e práticas da auditoria de sistemas. Conceitos e normas da segurança de informação. Gestão ambiental aplicada à tecnologia da informação.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

a) Conceitos e atividades envolvidas na governança de tecnologia da informação.
b) Modelo de referência para governança de tecnologia da informação (Cobit).
c) Conceitos e atividades para a gestão de serviços de tecnologia da informação.
d) Modelo de referência para gestão de serviços de tecnologia da informação (ITIL).
e) Conceitos básicos e metodologia de auditoria de sistemas;
f) Técnicas e Ferramentas de Auditoria de Sistemas;
g) Introdução à Segurança da Informação;
h) Políticas, padrões e procedimentos de segurança da informação;
i) Normas de Segurança ISO/IEC 27001 e 27002;
j) Objetivos e práticas da tecnologia da informação verde (green IT);

OBJETIVO GERAL

O aluno deverá ser capaz de caracterizar os objetivos e práticas da governança de tecnologia de informação.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Entender a aplicação dos conceitos de governança de TI, gestão de serviços de TI, auditoria de sistemas e segurança da informação.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

**Procedimentos Didáticos presenciais**

As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
As aulas presenciais também apoiarão a metodologia a distância, de duas formas:
1) Apresentação do conteúdo a ser estudado: a ser feita pelo docente no início da unidade, de forma presencial. Em tal momento, os estudantes receberão material didático atualizado, com indicação de bibliografia complementar a ser pesquisada individualmente;
2) Conclusão da unidade: ao final de cada unidade de estudo, será realizada a correção presencial dos estudos dirigidos de modo que o estudante tenha uma resposta imediata às situações práticas analisadas e estudadas individualmente.

**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Justificativas - Esta disciplina possui parte de seu conteúdo que pode ser trabalhada por meio de atividades complementares, como textos de apoio, exercícios e estudos de caso, que permitirão ao aluno compreender a aplicabilidade dos conceitos estudados em sala de aula. Este é o motivo pelo qual a disciplina pode ser trabalhada parcialmente em EaD. Os conceitos apresentados em sala de aula serão aplicados pelos alunos nas atividades a distância.

- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT.

- Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina.

- Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo.

- Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina.

- Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle.

- Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados por meio de:

- Duas avaliações presenciais, contemplando 70% da nota;
- Trabalhos práticos executados como parte das atividades à distância, contemplando 30% da nota;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz de. Implantando a governança de TI: da estratégia à gestão dos processos e serviços. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2012.
  2. MAGALHÃES, Ivan Luizio. Gerenciamento de serviços de TI na prática: uma abordagem com base na ITIL, inclui ISO/IEC 20.000 e IT Flex. São Paulo : Novatec, 2007.
  3. DAVID, Kim. Fundamentos de segurança de sistemas de informação. Rio de Janeiro, RJ : LTC, 2014.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. IMONIANA, Joshua Onome. Auditoria de Sistemas de Informação. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
  2. LYRA, Maurício Rocha. Segurança e auditoria em sistemas de informação. Rio de Janeiro : Ciencia Moderna, 2008.
  3. FITZSIMMONS, James. Administração de serviços : operações, estratégia e tecnologia da informação. 6ª ed. Porto Alegre : Bookman, 2010.

Professor da Disciplina: Rafaela Mantovani Fontana, Rafael Romualdo Wandresen, Razer Anthom Nizer Rojas Montaño, Alessandro Brawerman

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________