FICHA 2 - Informática na Educação
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Informática na Educação
Disciplina: Informática na Educação Código: DS802
Natureza:
( ) Obrigatória
( X ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( X ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( ) EaD
CH Total: 30h
CH Semanal: 2h
Padrão (PD):30h Laboratório (LB): 0h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Estudo dos principais conceitos envolvidos na aplicação
da informática na educação, como: fundamentos da filosofia
e da psicologia educacional, o uso de diferentes tecnologias e
mídias digitais na educação e o papel da cultura digital na educação.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

O computador como ferramenta de construção do conhecimento.
Histórico da informática na educação.
Filosofia da educação. Psicologia educacional. As implicações pedagógicas e
sociais do uso da informática na educação.
Cultura digital e educação. Mídias digitais na educação.
Informática na educação especial, na educação à distância e
no aprendizado cooperativo.

OBJETIVO GERAL

O aluno deverá ser capaz de compreender as principais questões que
envolvem a aplicação da informática na educação e de se posicionar
criticamente perante este contexto.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Entender e compreender o processo educativo (ensino e aprendizagem) e
quais os possíveis papéis da informática nesse contexto.
Conhecer os principais pontos da filosofia e da psicologia da educação.
Avaliar e aplicar, de maneira coerente, seus conhecimentos tecnológicos
na educação.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

A disciplina será desenvolvida mediante aulas expositivo-dialogadas quando
serão apresentados os conteúdos curriculares teóricos, a partir da leitura
e análise de textos, discussões e debates.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será composta pela média ponderada das notas obtidas
em diferentes exercícios realizados durante a disciplina.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. Saviani, Dermeval. Escola E Democracia-Comemorativa. Autores Associados, 2008.
  2. Kenski, Vani Moreira. Educação e tecnologias. Papirus editora, 2007.
  3. Amanda Meincke Melo, Deise Tallarico Pupo, A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Brasília, DF ; [Fortaleza] : Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial, Universidade Federal do Ceara, 2010.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. L. S. Vigotsk, A formaçao social da mente, São Paulo : Martins Fontes, 1998. 6a edição.
  2. Moraes, Maria Candida. "Informática Educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas." Revista Brasileira de Informática na Educação 1, no. 1 (1997): 19-44.
  3. Artigos acadêmicos (RBIE, SBIE, etc.)

Professor da Disciplina: Andreia de Jesus

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________