FICHA 2 - Inglês Técnico
Logo UFPR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Inglês Técnico
Disciplina: Inglês Técnico Código: DS875
Natureza:
( ) Obrigatória
( X ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( X ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( ) EaD
CH Total: 30h
CH Semanal: 2h
Padrão (PD):30h Laboratório (LB): 0h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Práticas de audição e compreensão de textos diversos. Técnicas de compreensão de textos (orais e escritos): dedução; prognóstico; previsão; expectativa; scanning e skimming; inferência. Transferência de informações: textos, gráficos, tabelas, diagramas, fluxogramas. Revisão e desenvolvimento de estruturas gramaticais contextualizadas. Uso do contexto. Referência contextual. Vocabulário específico de informática. Trabalhos com textos na área da Informática e outras.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

Prática de técnicas de leitura e escuta de textos orais e escritos: dedução; prognóstico; previsão; expectativa; scanning e skimming; inferência.
Leitura e entendimento de diferentes textos orais e escritos relevantes para a área de informática: tutorial, vídeos explicativos, entrevistas, textos técnicos, artigos, fluxogramas, gráficos, entre outros. Dentro do trabalho com leitura, será trabalhado revisão e desenvolvimento de estruturas gramaticais contextualizadas, referência contextual e vocabulário específico de informática.
Interpretação e compreensão de texto (oral e escrito), incluindo transferência de informações: textos, gráficos, tabelas, diagramas, fluxogramas, entre outros textos específicos da área de informática.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver competência comunicativa – linguística, sociolinguística, discursiva e estratégica - por meio de práticas de leitura e entendimento oral de textos (orais e escritos) contextualizados, da área de informática.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Desenvolver estratégias de compreensão de textos orais e escritos da área de informática.
Revisar e desenvolver estruturas gramáticas e vocabulário contextualizado.
Prática de leitura e entendimento de diferentes tipos de textos como tutorial, textos técnicos, entrevista, artigos, entre outros.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

As habilidades descritas nos objetivos serão desenvolvidas através de aulas expositivo-dialogadas, envolvendo participação dos alunos. Serão utilizados recursos de sala de aula (quadro branco, computador e projetos multimídia) para explicações e apresentações de temas atuais e relevantes para o profissional de informática, e também, vídeos e áudios.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

1. Apresentação de um gênero textual: 20%
2. Exercícios avaliativos feitos em sala ou para serem entregues em prazos determinados: 20%
3. 2 avaliações escrita individual: 60% (30% cada)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. BAUDOIN, Margaret E. et all. Reader’s Choice. Michigan. Michigan Press, 1984.
  2. BOEKNER, Keith & Brown, Charles P. Oxford English for Computing. Oxford. Oxford University Press, 1993.
  3. MARINOTO, Demóstene. Reading on Infotech. São Paulo. Editora Novatec, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. DAY, Richard R. New Ways in Teaching Reading. Bloomington. Editora Oxford University Press, 1999.
  2. ESTERAS, R. Santiago. Infotech English for Computer Users. Cambridge. Cambridge University Press, 2003.
  3. GLENDINNING, Eric H. & McEwAN, John. Basic English for Computing. Oxford. Oxford University Press, 1999.

Professor da Disciplina: Iara Maria Bruz, Prila Leliza Calado

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________