FICHA 2 - Projeto de Algoritmos e Prática de Programação
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Projeto de Algoritmos e Prática de Programação
Disciplina: Projeto de Algoritmos e Prática de Programação Código: DS110
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( ) Presencial ( ) Totalmente EaD ( X ) 30h 33% EaD
CH Total: 90h
CH Semanal: 6h
Padrão (PD):60h Laboratório (LB): 30h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

1.Conceitos de Algoritmos e Projeto Estruturado.
2.Declaração de variáveis, expressões, estruturas para controle do fluxo de execução;
3.Estruturas de Controle.
4.Modularização.
5.Vetor.
6.Matriz.
7.Registro.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

1. Conceitos de Algoritmos e Projeto Estruturado: noções de lógica de programação e de algoritmos e concepção básica de Projeto Estruturado.
2. Declaração de variáveis, expressões, tipos de dados: noções gerais, peculiaridades da programação para inicializar/armazenar os dados.
3. Estruturas de Controle: sequenciais, alternativas e de repetição.
4. Modularização: divisão do programa em partes e suas chamadas.
5. Vetor: definição e noção de uso.
6. Matriz: definição e noção de uso.
7. Registro: definição e noção de uso.

OBJETIVO GERAL

Ao concluir a disciplina, o estudante deverá compreender e abstrair a lógica de um problema e construí-la em forma de algoritmo, sendo capaz de programar em uma linguagem de programação estruturada.

OBJETIVO ESPECÍFICO

•Reconhecer um algoritmo na linguagem de programação;
•Compreender os conceitos básicos de lógica e de padrões de comportamento;
•Identificar as estruturas básicas de algoritmos: seqüência, alternativas, repetição;
•Conhecer os tipos básicos de dados;
•Conhecer as técnicas de representação de estrutura de dados em algoritmos;

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

**Procedimentos Didáticos presenciais**

As aulas presenciais serão expositivo-dialogadas, com apoio de projetor multimídia e computador. Serão, utilizados, também, materiais impressos para atividades em sala de aula. As aulas devem enfatizar a aplicação dos conceitos apresentados com exercícios práticos.
As aulas presenciais também apoiarão a metodologia a distância, de duas formas:
1) Apresentação do conteúdo a ser estudado: a ser feita pelo docente no início da unidade, de forma presencial. Em tal momento, os estudantes receberão material didático atualizado, com indicação de bibliografia complementar a ser pesquisada individualmente;
2) Conclusão da unidade: ao final de cada unidade de estudo, será realizada a correção presencial dos estudos dirigidos de modo que o estudante tenha uma resposta imediata às situações práticas analisadas e estudadas individualmente.

**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Justificativas - Esta disciplina possui parte de seu conteúdo que pode ser trabalhada por meio de atividades complementares, como textos de apoio, exercícios e estudos de caso, que permitirão ao aluno compreender a aplicabilidade dos conceitos estudados em sala de aula. Este é o motivo pelo qual a disciplina pode ser trabalhada parcialmente em EaD. Os conceitos apresentados em sala de aula serão aplicados pelos alunos nas atividades a distância.

- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT.

- Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina.

- Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo.

- Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina.

- Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle.

- Avaliação e frequência da parte EaD - Em cada encontro presencial, a frequência será objeto de controle convencional, sendo realizada pela chamada nominal dos estudantes matriculados. A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina consistirá em um processo avaliativo, representado por um conjunto de atividades que serão realizadas ao longo do semestre, conforme segue abaixo:
a)Resolução de listas de exercícios, individualmente ou em dupla;
b)Desafios de programação e produção de trabalhos sobre tópicos do programa;
c)Avaliações teóricas e práticas;
d)Os pesos para a resolução de listas de exercícios, desafios de programação e pesquisa bibliográfica serão apresentados em sala.

O processo de avaliação será formado por notas parciais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. Schildt, Herbert. C Completo e Total. Makron Books. 1997. São Paulo.
  2. Mizrahi, Victorine Viviane. Treinamento em Linguagem C++. Módulo 1. 2ª. Edição, Prentice Hall, 2006. São Paulo.
  3. Damas, Luís. Linguagem C. 10ª. Edição, Rio de Janeiro, Editora LTC, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. CELES FILHO, Waldemar. Introdução a estruturas de dados: com técnicas de programação em C / Waldemar Celes, Renato Cerqueira, José Lucas Rangel, Rio de Janeiro: Elsevier, 2004
  2. PEREIRA, Silvio do Lago. Estruturas de Dados Fundamentais: Conceitos e Aplicações, São Paulo: Érica, 2008
  3. Deitel, H.M. C++ - Como Programar. Bookman Companhi Ed.;

Professor da Disciplina: Luiz Antonio Passos Cardoso, Andreia de Jesus

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

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