FICHA 2 - Humanidades
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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

SETOR DE SETOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Coordenação do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Ficha 2 (variável)

FICHA 2 - Humanidades
Disciplina: Humanidades Código: DS632
Natureza:
( X ) Obrigatória
( ) Optativa
( X ) Semestral ( ) Anual ( ) Modular
Pré-requisito: Nenhum Co-requisito: Modalidade: ( ) Presencial ( X ) Totalmente EaD ( ) EaD
CH Total: 30h
CH Semanal: 2h
Padrão (PD):30h Laboratório (LB): 0h Campo (CP): 0h Estágio (ES): 0h Orientada (OR): 0h Prática Específica (PE): 0h

EMENTA (Unidade Didática)

Relações Étnicos -raciais no Brasil. Respeito e dignidade: gênero, origem étnica, religião e minorias. História africana e contribuições dos povos africanos ä formação da sociedade brasileira. Educação Ambiental no Brasil.

PROGRAMA (itens de cada unidade didática)

A definir

OBJETIVO GERAL

O aluno desenvolver capacidade crítica sobre sua condição como componente da sociedade, de modo crítico e contextualizado.

OBJETIVO ESPECÍFICO

1 - Avaliar as razões pelas quais os sujeitos sociais determinam posturas de interação cultural
2 - Criticar as situações sociais de discriminação e preconceito na sociedade brasileira.
3 - Reconhecer a responsabilidade ambiental e social.

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

**Procedimentos Didáticos presenciais**

As aulas presenciais terão exclusivamente o objetivo de apoioar a metodologia a distância, de duas formas:
1) Apresentação do conteúdo a ser estudado: a ser feita pelo docente no início da unidade, de forma presencial. Em tal momento, os estudantes receberão material didático atualizado, com indicação de bibliografia complementar a ser pesquisada individualmente;
2) Conclusão da unidade: ao final de cada unidade de estudo, será realizada a correção presencial dos estudos dirigidos de modo que o estudante tenha uma resposta imediata às situações práticas analisadas e estudadas individualmente.

**Procedimentos Didáticos “a Distância”**
- Justificativas - Esta disciplina possui parte de seu conteúdo que pode ser trabalhada por meio de atividades complementares, como textos de apoio, exercícios e estudos de caso, que permitirão ao aluno compreender a aplicabilidade dos conceitos estudados em sala de aula. Este é o motivo pelo qual a disciplina pode ser trabalhada parcialmente em EaD. Os conceitos apresentados em sala de aula serão aplicados pelos alunos nas atividades a distância.

- Sistema de comunicação - Será utilizado o Moodle como ambiente virtual de aprendizado, disponível no SEPT.

- Modelo de Tutoria - O docente da disciplina exercerá o papel de tutor. O tempo reservado para tutoria é de 2 horas semanais, sendo 1 hora para tutoria à distância e 1 hora para tutoria presencial, além da carga presencial semanal da disciplina.

- Material didático específico - Os estudantes receberão, no início de cada unidade, dois materiais: o conteúdo e o estudo dirigido. O conteúdo será representado pelo material didático específico que contemplará o conteúdo referente a esta disciplina, composto tanto por material produzido pelo docente responsável, quanto por textos complementares e estudos de caso relacionados ao tema. Além disso, junto ao conteúdo será entregue um roteiro para estudo dirigido, estruturado a partir de casos concretos que exigirão do estudante a compreensão e aplicação do conteúdo estudado, da leitura do material de apoio entregue pelo docente, de leitura da bibliografia complementar e, se for o caso, de contato com o professor/tutor para tirar dúvidas sobre os encaminhamentos possíveis para o estudo.

- Infraestrutura e suporte tecnológico - Os estudantes poderão utilizar a infraestrutura disponível para os acadêmicos do Setor, que consiste em 3 laboratórios de informática que funcionam durante os três períodos do dia. Estarão disponíveis, também, as máquinas na biblioteca do SEPT e os equipamentos pessoais, para aqueles que os possuam, cujo acesso à internet pode ser feito por meio do sistema de rede sem fio disponível no Setor. Além disso, também poderão utilizar o acervo da biblioteca do Setor, no qual constam os títulos indicados na bibliografia sugerida para esta disciplina.

- Previsão de ambientação - A disciplina prevê um momento, na primeira unidade da disciplina, no qual os cursistas farão o processo de ambientação na Plataforma Moodle.

- Avaliação e frequência da parte EaD - A frequência das atividades à distância será computada pelo acesso ao Moodle, conforme definido no documento inicial que será entregue aos estudantes e em respeito à característica das atividades e dos conteúdos tratados na modalidade à distância.

FORMAS DE AVALIAÇÃO

A definir

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

  1. Carletto, Márcia Regina Avaliação de impacto tecnológico : reflexões, fundamentos e práticas Curitiba, 2011.
  2. Dimenstein, Gilberto, O cidadão de papel : a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil . São Paulo 1993
  3. Políticas sociais : acompanhamento e análise / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Imprenta Brasília, DF : IPEA, 2008

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

  1. Dimenstein, Gilberto, O cidadão de papel : a infancia, a adolescencia e os direitos humanos no Brasil / 2. ed. Ano 1993
  2. Machado, Paulo Affonso Leme, Direito ambiental brasileiro / 20.ed. rev., atual. e ampl São Paulo: 2012
  3. Estado e lutas sociais : intervenções e disputas no território / Ambiens Sociedade Cooperativa (org.). Curitiba : Kairos, 2010.

Professor da Disciplina: Paulo Eduardo Sobreira Moraes

Assinatura: _________________________________________________

Chefe do Departamento ou Unidade equivalente: João Eugênio Marynowski

Assinatura: _________________________________________________