Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Regimento e Manual de Normalização (incluindo os Templates para Trabalho Acadêmico (TCC, monografias de graduação/especialização, dissertação e tese) em odt, docx, doc e LaTEX (modelo ABNT-UFPR)

Acervo/Banco de TCCs na Biblioteca UFPR 


Diretrizes para Entrega e Defesa – 2024/1

DS950 - Trabalho de Conclusão de Curso 1

Ao se matricular nas disciplinas DS950 - Trabalho de Conclusão de Curso 1, a ou o estudante deve procurar uma equipe (de 2 a 5 integrantes) e uma ou um professor orientador.

1) Aprovação da Proposta

As equipes devem entrar em contato com o orientador e, de acordo com as definições realizadas em conjunto, submeter a proposta do trabalho para aprovação entregando ao orientador a proposta do sistema que irão desenvolver. O template pode ser obtido aqui e um exemplo de proposta pode ser visto aqui. O prazo para envio ao orientador é dia 31/03/2024.

Essa proposta será avaliada por uma comissão que poderá dar sugestões de escopo e tecnologia.

2) Entrega do TCC 1

Os documentos completos devem ser enviados por email em PDF para o orientador até o dia 19/06/2024.

3) Avaliação

Conforme consta na ementa da disciplina: a avaliação do documento de planejamento do TCC será feita pela ou pelo prof. orientador, que pode convocar outra ou outro prof. do colegiado para constituir uma banca de avaliação, em data definida pela ou pelo prof. orientador.

4) Certificação

A orientadora ou orientador abre processo requisitando as declarações e envia para a unidade CCTADS. A Coordenação inclui as declarações de participação nas bancas examinadoras para a disciplina DS950 Trabalho de Conclusão do Curso 1, envia email para os membros da banca, e finaliza o processo.


DS960 - Trabalho de Conclusão de Curso 2

1)  1a Entrega

Todos os trabalhos devem ser entregues à banca até o dia 19/06/2024.

Os professores da banca devem receber o PDF e o link do compartilhamento do código fonte do sistema, incluindo um arquivo “LEIA-ME” com instruções de instalação e configuração.

2)  Defesa

As defesas de TCC ocorrerão entre os dias 27/06/2024 e 02/07/2024, em horários a serem definidos pela Coordenação do Curso. 

Se houver algum requisito especial para a composição banca, este deve ser negociado com o orientador, que informará a coordenação do curso.

Orientações para apresentação:

  • A defesa é pública e, portanto, outros alunos e pessoas externas à UFPR podem estar presentes;
  • A banca é um momento formal e deve ser tratado como tal em comportamento, vocabulário e vestuário;
  • Cada equipe deve preparar sua apresentação previamente para que, em 20 minutos, sejam apresentados:
    • Contexto de aplicação do trabalho; e
    • Software em funcionamento.

* Não é necessário apresentar elementos do texto e nem diagramas, pois a banca terá lido o trabalho com antecedência.

  • A banca terá 30 minutos de arguição. Neste tempo pode ser solicitado que sejam apresentados código fonte e detalhes da documentação e modelagem do projeto. Por isso, recomenda-se que a equipe tenha as informações preparadas para a apresentação.

3)  Entrega Final e Lançamento de Nota

Após a defesa e aprovação, a equipe terá até o dia 10/07/2024 para enviar ao Orientador o documento com as correções sugeridas pela banca. Após revisão e aprovação do Orientador, o trabalho deve ser depositado na biblioteca.

Para o depósito na biblioteca do SEPT, enviar um e-mail para bibliotecasept@ufpr.br e bibliotecasept@gmail.com, com o assunto "DEPÓSITO DE TCC - TADS" e o conteúdo indicando o endereço de um repositório onde constam:
- a documentação completa em PDF incluindo a ata de aprovação assinada (ou documento equivalente); e
- o código fonte com instruções de instalação em um arquivo compactado (ZIP).

Após o recebimento da documentação a equipe da biblioteca fará a conferência, emissão e envio do Recibo de Entrega de TCC via e-mail. Os alunos recebem um recibo de depósito, que deve ser enviado ao Orientador.

A nota da equipe de TCC é lançada pela ou pelo orientador somente após a entrega do recibo de depósito na biblioteca.

4) Formalização da Banca (Orientador e Secretaria)

Após defesa, a orientadora ou orientador encaminha processo SEI para a unidade CCTADS com os itens a seguir, devidamente preenchidos e assinados:

- Ata de Reunião (modelo n. 3021673), que será a ata de defesa (modelo);

- Ata de Reunião (modelo n. 3021739), que será o termo de aprovação (modelo), incluído na versão final do documento do TCC; e

A Coordenação faz as declarações, envia por email e finaliza o processo.

A lista de presença será on-line para certificação dos participantes por meio do evento de extensão Vitrine TADS. O orientador deve informar a plateia sobre o link para assinar a lista e a palavra-senha, que será fornecida pela organização do evento.

Última atualização: quinta, 7 mar 2024, 17:18