O cuidado com saúde mental continua

O cuidado com saúde mental continua

por Prof. João Eugenio Marynowski -
Número de respostas: 0

Olá, como vai você?


Hoje finalizamos o mês de setembro e com isso dá-se fim também à Temporada Amarela, mas enfatizamos que o cuidado com a saúde mental e a prevenção do suicídio são exercícios a serem realizados ao longo do ano inteiro! Por isso, ressaltamos que você deve buscar ajuda sempre que sentir necessidade, que seus sentimentos não são insignificantes e que a jornada de cada um importa. Levar uma vida com sentido permite também produzir significado para cada marca de nossa trajetória. 


O cuidado com a saúde mental é diário e lembre-se: você importa!


cgClOvamSSsFeYYKtgnNBHiVqmiG4CoYKH36KXaY9Zm_XVJR12G6rVCRj1IVCeT2tUhDsZluA0LAx8XW-62lY0Al2iRmato-HPUCInSXZdF0g9rV-57XFmKyn6SpLMKG0m5yCos_=s0



Dá uma espiadinha no que vem por aí!




Congresso Conviver

Programa DIGA


Este mês o programa DIGA realizará o Congresso Conviver com o intuito de unir escolas, universidades e outras instituições comprometidas com a promoção da educação socioemocional e melhoria da convivência na escola, em casa e na comunidade.

O evento é gratuito, com certificado e ocorrerá entre os dias 04 e 07 de outubro de 2021 e as inscrições poderão ser feitas por meio deste link:https://programadiga.com.br/congresso/ 

Aproveite para seguir o projeto nas redes sociais: 

Instagram - @programadiga | Facebook - @programadiga

5rk-sOOztmQW4N2eslU_IkP4H0PzVrZKf6Y1KFQabsfHDXminq2v7NSI3L0LHsUJqDJC344vJFAcPjv0dVdwPZO4sIBuGzXIbSrMIYi6CH02KpPGu0-3x9sw9ouq50eiIQIMhyY6=s0



Convida recomenda…



Centro de Valorização da Vida - CVV


Você já conhece o CVV (Centro de Valorização da Vida)? A organização é voltada para a prevenção do suicidio e possui diversos canais de acolhimento gratuitos. 

É possível solicitar ajuda por meio do telefone 188, que possui abrangência nacional e funciona 24h por dia, 7 dias na semana. Além disso, são oferecidos também um chat e um e-mail, disponíveis no site: https://www.cvv.org.br/ .

 Devido às medidas de biossegurança impostas pela pandemia de Covid-19, os atendimentos presenciais continuam suspensos.

Você não está só! 




 ACOLHE | Você não precisa passar por isso sozinha/o/e!


Sabia que a SIPAD conta com uma equipe que pode te ajudar, caso você venha a sofrer algum tipo de violência, como violência racial, de gênero, ou de orientação sexual? A equipe do Núcleo de Apoio e Acolhimento de Denúncias, o ACOLHE, conta com psicólogos e assistentes sociais para te escutar, acolher e encaminhar sua demanda de forma afetiva e efetiva. Sua denúncia será completamente sigilosa, para que sua segurança e bem-estar sejam resguardados.

Denuncie através do e-mail: acolhe.sipad@ufpr.br




 PERMANESENDO


O projeto  Permanesendo é voltado para o auxílio da comunidade universitária, enfrentamento da evasão acadêmica e das vivências de sofrimento na Universidade. Está passando por dificuldades em se manter na Universidade durante a pandemia? Não fique só!

O que o projeto faz?


Oferece espaços de acolhimento por meio dos plantões de acolhimento, ações específicas nos cursos conforme solicitação ao projeto e oficinas e rodas de conversas.


Confira algumas informações sobre como funcionam os plantões de acolhimento:


Os plantões de acolhimento são um espaço de acolhimento das dificuldades. Para solicitar um acolhimento, basta enviar uma mensagem nas redes sociais do projeto. Os horários dos plantões são: de segunda-feira à sexta-feira: 18h30 - 20h30 e às quartas-feiras também às: 08h30 - 10h30 (horário estendido). 


Conheça também as redes sociais do projeto, venha conferir e permaneSer você também!


E-mail: permanesendo@gmail.com


https://www.instagram.com/permanesendo/




 Acolhimento para alunos e servidores da UFPR!


Sabia que alunos de graduação e pós-graduação, assim como servidores da UFPR têm acesso a serviços de apoio psicológico disponibilizados pela própria universidade? 

Para graduandos há a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e é possível entrar em contato solicitando atendimento por meio do e-mailpsicoprae@ufpr.br . Já para alunos da pós-graduação e para servidores, é possível solicitar atendimento à Casa 04 por meio do e-mail casa4@ufpr.br





ESPIE OUTROS CONTEÚDOS SELECIONADOS COM CARINHO PARA VOCÊ !!! 7_MFP_a-SnrMsn6yEuTSEO1VG0YPUH-A04Xy3MTKVSmyCstW6HC6Za4NN4rnYIMvdM620439FYmgHRhFKpGHLT8fe76Ej1IUjsJfBn9MTjpKU0yWwBVBNIHoTnUnlTjIxo3MJwE5=s0


VI SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO 


Não pode acompanhar ao vivo? O seminário ficou gravado no canal do Youtube e você pode acessar por meio destes links:


1° Mesa da manhã - Palestrantes: Joanneliese Freitas (UFPR), Deivisson Vianna (UFPR) e Dione Menz (UFPR).

1° Mesa - Prevenção do Suicídio: experiências de trabalho nos ciclos da vida


2° Mesa da tarde - Palestrantes: Zelinda de Bona (ASDL), Sabrina Stefanello (UFPR) e Antonio Carlos (CVV).

2° Mesa - Posvenção: reflexões e experiências sobre o cuidar de sobreviventes


3° Mesa da noite - Palestrante: Neury Botega (UNICAMP).

3° Mesa - Impacto do comportamento suicida



III SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL


Aproveitamos para relembrá-los também que a gravação do nosso III 

Seminário de Acolhimento e Prevenção em Saúde Mental está disponível em nosso canal do Youtube UFPR ConVida e por meio deste link: 


III Seminário de acolhimento e prevenção em saúde mental "Cansado de estar cansado: acolhendo a si"



O cuidado com a saúde mental é diário!

E lembre-se: Você importa!

Não fique só!

Estamos por perto!

Um abraço carinhoso da 

Equipe ConVida