COE (Estágio)

Membros do COE (atendimento por email e Teams durante a suspensão do calendário acadêmico):

  • Prof. Alexander Robert Kutzke, alexander@ufpr.br
  • Profa. Maria Valéria da Costa, valerialua@ufpr.br
  • Prof. Mario de Paula Soares Filho, mariopaulasoares@gmail.com

Estágio não obrigatório (Resolução 01-13/TADS)

Uma vez selecionado, o aluno deve estabelecer um contrato de estágio preenchendo os devidos formulários conforme as normas da UFPR (http://www.prograd.ufpr.br/portal/coafe/ue/ - aba "Formulários").

Estágios não obrigatórios na UFPR são tratados diretamente com a unidade contratante em processos e formulários próprios.

Importante: A documentação deve ser providenciada com pelo menos 10 dias de antecedência da data de início das atividades de estágio. Não é permitida a homologação de pedidos com data retroativa.

Procedimentos para estágios durante o período de atendimento remoto

Considerando a Portaria Nº 754/REITORIA, de 19 de março de 2020, que determinou a adoção obrigatória do regime de trabalho remoto para todos os servidores técnicos administrativos e docentes e estagiários em todas as unidades da UFPR a partir do dia 20 de março de 2020" (SEI_UFPR-2585569).

1) A/o estudante fará contato por email ou Teams com um(a) docente do núcleo duro do Corpo Docente do TADS, exceto membros da COE, para que este(a) esteja de acordo com a orientação;

2) A/o estudante encaminhará via secretaria online na aba "Seus Estágios", o contrato assinado pelo Estudante, pelo Concedente e agente de integração (se for o caso), no formato PDF (Apps de digitalização, p.ex. Adobe Scan e CamScanner). Apenas uma via. A partir daí, todo o processo será digital;

3) A Coordenação do Curso abrirá processo SEI, incluindo histórico para verificação do desempenho e turno, e encaminhará para que a Profa. Orientadora ou Prof. Orientador e a COE possam emitir o parecer por meio de Despacho. Na secretaria online a/o estudante pode ver que foi adicionado o número de processo e receberá cópia dos emails enviados.

4) A Coordenação do Curso encaminhará o processo para a COAFE para o parecer final;

5) A COAFE responderá o processo para a Coordenação que informará à/ao estudante o parecer e arquivará o processo para inclusão dos relatórios. O estudante também tem acesso via secretaria online na opção "Editar" da lista de Estágios do Aluno. 

*** Demais documentos, como Relatórios (parciais e finais), Fichas de Avaliação e Rescisões seguem o mesmo fluxo, sendo anexadas na secretaria online já com as assinaturas da/do estudante e da empresa.

Informações/Documentos de Estágio: http://www.prograd.ufpr.br/portal/coafe/ue/

Consulte, também, o Manual de Estágios da UFPR.

Os formulários necessários para o estágio não obrigatório e obrigatório estão listados nas seções abaixo, mas segue uma enumeração dos passos gerais requeridos:

  1. O formulário deve ser preenchido e assinado pelo responsável/supervisor da parte cedente (empresa), pelo estagiário e pelo professor orientador (qualquer um do TADS).
  2. Preencher o seguinte cadastro https://goo.gl/forms/guQ09iEyzP1YKh0u1
  3. Apresentar o histórico escolar com IRA e o formulário para análise e assinatura da COE (ver horários acima) que assina pela Coordenação;
    • O estágio será condicionado ao desempenho acadêmico (a partir do 2o semestre de 2020 não serão aceitos estágios para estudantes com mais de 5 dependências, ou seja, com mais de 5 disciplinas cursadas, não aprovadas e que ainda não tenham sido vencidas);
  4. Enviar uma via do formulário digitalizado pela secretaria online, usando a opção Estágio - Entrega de Documentos;
  5. A secretaria do curso será responsável por submeter (via processo eletrônico) o formulário do aluno para a Coordenação Geral de Estágios (CGE). A CGE irá validar o formulário, registrar e enviar o despacho final para a Secretaria do Curso;
  6. A secretaria encaminha o despacho ao aluno pela secretaria online.


Estágio obrigatório

Para realizar o estágio obrigatório, o aluno deve:

  • Estar matriculado na disciplina TI164 - Estágio Supervisionado;
  • Estar realizando atividade na área profissional em análise e desenvolvimento de sistemas;
  • Estabelecer um contrato de estágio preenchendo os devidos formulários conforme as normas da UFPR (http://www.prograd.ufpr.br/portal/coafe/ue/ - aba "Formulários").

Regulamentação do estágio obrigatório no curso TADS: Res 02/13 - TADS

Importante: A documentação deve ser providenciada com pelo menos 10 dias de antecedência da data de início das atividades de estágio. Não é permitida a homologação de pedidos com data retroativa.

Observações:

Todos os formulários de estágio foram automatizados e devem ser gerados automaticamente a partir da página da Coordenação Geral de Estágios (CGE) - http://www.prograd.ufpr.br/portal/coafe/ue/ - link “Formulários”.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a CGE e COE.

Sempre que a coordenação é informada de vagas de estágios, estas são divulgadas no site do curso.

Last modified: Tuesday, 23 November 2021, 5:26 PM