TCC

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - RegimentoTemplate da Biblioteca UFPR, e Acervo de TCCs na Biblioteca UFPR 

Diretrizes para Entrega e Defesa – 2021/1


DS950 - Trabalho de Conclusão de Curso 1

Ao se matricular nas disciplinas DS950 - Trabalho de Conclusão de Curso 1, a ou o estudante deve procurar uma equipe (de 2 a 5 integrantes) e uma ou um prof. orientador.

1) Entrega

Todos os trabalhos devem ser enviados por email em PDF até o dia 17/12/2021 (sexta).

2) Avaliação

Conforme consta na ementa da disciplina: a avaliação do documento de planejamento do TCC será feita pela ou pelo prof. orientador, que pode convocar outra ou outro prof. do colegiado para constituir uma banca de avaliação, em data definida pela ou pelo prof. orientador.

3) Certificação

A orientadora ou orientador abre processo requisitando as declarações e envia para a unidade CCTADS. A Coordenação inclui as declarações de participação nas bancas examinadoras para a disciplina DS950 Trabalho de Conclusão do Curso 1, envia email para os membros da banca, e finaliza o processo.


DS960 - Trabalho de Conclusão de Curso 2 ou TI166 e TI163

  • Estudantes matriculados em DS960 - Trabalho de Conclusão de Curso 2, sigam a partir do item 1 abaixo;
  • Matriculados nas disciplinas TI166 - Trabalho de Conclusão de Curso e TI163 - Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas, os estudantes devem procurar uma equipe (de 2 a 5 integrantes) e um prof. orientador;
  • Juntamente, o aluno pode se matricular na disciplina TI164 - Estágio Obrigatório, na qual recomendamos que o orientador do TCC seja o supervisor e posterior responsável pelo lançamento da nota mediante relatório final.

1)  1a Entrega

Todos os trabalhos devem ser entregues até o dia 17/12/2021 (sexta).

Verifique com seu Orientador quais os membros da banca que desejam as cópias impressas, imprima o documento e entregue na secretaria somente as cópias necessárias. As cópias podem ser em preto e branco e impressas em frente e verso. Também deve ser entregue um CD com a cópia de todo o código fonte do sistema, incluindo um arquivo “LEIA-ME” com instruções de instalação e configuração. Toda documentação entregue na secretaria deve possuir o nome do professor da banca à qual se destina.

Os professores da banca que não solicitarem a cópia impressa, devem receber na mesma data informada anteriormente o PDF e o link do compartilhamento do código fonte do sistema.

2)  Defesa (AGENDA e Ata de Avaliação)

As defesas de TCC ocorrerão entre 20 e 23/12/2021, em horários a serem definidos pela Coordenação do Curso. 

Se houver algum requisito especial para a composição banca, este deve ser negociado com o orientador, que informará a coordenação do curso.

Orientações para apresentação:

  • A defesa é pública e, portanto, outros alunos e pessoas externas à UFPR podem estar presentes;
  • A banca é um momento formal e deve ser tratado como tal em comportamento, vocabulário e vestuário;
  • Cada equipe deve preparar sua apresentação previamente para que, em 20 minutos, sejam apresentados:
    • Contexto de aplicação do trabalho; e
    • Software em funcionamento.

* Não é necessário apresentar elementos do texto e nem diagramas, pois a banca terá lido o trabalho com antecedência.

  • A banca terá 30 minutos de arguição. Neste tempo pode ser solicitado que sejam apresentados código fonte e detalhes da documentação e modelagem do projeto. Por isso, recomenda-se que a equipe tenha as informações preparadas para a apresentação.

3)  Entrega Final e Lançamento de Nota

Após a defesa e aprovação, a equipe terá até o dia 10/01/2021 para enviar ao Orientador o documento com as correções sugeridas pela banca. Após revisão e aprovação do Orientador, o trabalho deve ser depositado na biblioteca.

Para o depósito na biblioteca do SEPT, durante o período da pandemia, enviar um e-mail para bibliotecasept@ufpr.br e bibliotecasept@gmail.com, com o assunto "DEPÓSITO DE TCC - TADS" e o conteúdo indicando o endereço de um repositório onde constam:
- a documentação completa em PDF incluindo a ata de aprovação assinada (ou documento equivalente); e
- o código fonte com instruções de instalação em um arquivo compactado (ZIP).

Após o recebimento da documentação a equipe da biblioteca fará a conferência, emissão e envio do Recibo de Entrega de TCC via e-mail. Os alunos recebem um recibo de depósito, que deve ser enviado ao Orientador.

A nota da equipe de TCC é lançada pela ou pelo orientador somente após a entrega do recibo de depósito na biblioteca.

Procedimento para orientador(a) e secretaria.

Last modified: Friday, 24 September 2021, 10:54 AM